Você sabe a diferença entre memória e lembrança? Memória é a capacidade que o cérebro tem de reter e arquivar informações, ideias, impressões, experiências e conhecimentos adquiridos. Lembrança é o ato ou efeito de recordar-se daquilo que foi arquivado na memória.
Tendo essas informações pergunto: você já parou para considerar sobre qual é a influência das memórias para a sua percepção da realidade?
Os neurocientistas dizem que a memória não está localizada em uma estrutura isolada no cérebro, mas que, ela é um fenômeno biológico e psicológico que envolve uma complexa conexão de sistemas cerebrais.
Do ponto de vista existencialista, a memória está relacionada com pensamentos, emoções e sentimentos que temos nas diversas fases de nossa vida. Assim, entende-se memória como sendo um arquivo de lembranças, experiências, fatos e gestos. A memória arquiva todas as “informações”, quer sejam boas ou ruins, agradáveis ou desagradáveis, construtivas ou destrutivas.
Segundo o filósofo alemão Schopenhauer as memórias têm o poder de moldar as experiências, de maneira que as lembranças negativas podem gerar traumas, enquanto que lembranças positivas podem influenciar na sensação de felicidade.
O ser humano está sempre recordando fatos de sua vida. Às vezes lembra daquilo que é bom, outras vezes não. Essas lembranças ora estimulam, ora desanimam, ora alegram, ora entristecem, ora trazem alívio, ora doem.
Na Bíblia, a Palavra de Deus, temos orientações sobre como devemos usar nossa memória. Por exemplo, o Apóstolo Paulo, escrevendo aos Filipenses e o profeta Jeremias registraram as seguintes palavras: “Finalmente irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama … seja isso que ocupe o vosso pensamento”, pois “Quero trazer a memória o que me pode dar esperança … as misericórdias do Senhor não têm fim” – Carta aos Filipenses 4:8 e Lamentações de Jeremias 3:21 e 22.
Com esses textos em mente, evite ficar remoendo e trazendo à memória lembranças que te machucam e te fazem sofrer. Evite trazer a memória lembranças que não te fazem bem. Pense no amor que Deus tem por você. Pense naquilo que pode te dar esperança. Pense naquele que é o verdadeiro e único Deus, Senhor e Salvador: Cristo Jesus. Ele cura as feridas e traumas, apaga as lembranças dolorosas e te dá a alegria de viver.
Rogério Machado é jornalista e pastor da Igreja Batista Boas Novas – Cd Planejada II. prrogeriomachado@yahoo.com.br