Rogério Machado
Na próxima quarta-feira, dia 22, às 16h21, começa a Primavera, a estação do ano cujas temperaturas são amenas e moderadas no hemisfério sul. Ela começa nesse dia e terminará no dia 21 de dezembro. A previsão para esse dia é de que a temperatura fique entre 22 e 37 graus, com sol o dia todo, sem nuvens no céu. No período da noite a previsão é de tempo aberto e sem nuvens.
É na Primavera que o clima se torna mais quente e úmido, condição propícia para a florada das plantas, daí ser chamada de “estação das flores”. Nessa época do ano, o dia tem a mesma duração no hemisfério Norte e no hemisfério Sul.
Algumas pessoas acreditam que a Primavera é uma boa época para se começar um namoro, outras para se casarem e outras para realizar o sonho de ter filhos.
Mas, pensando na “estação das flores”, apesar de podermos ver e sentir, de forma mais abrangente, a riqueza de cores, formas e perfumes que o Senhor Deus criou, ainda assim não entendemos por completo como Deus sustenta tudo debaixo de Seu poder.
Contemplando atentamente a ordem da Terra, do sistema solar e do universo estelar, cientistas e estudiosos concluíram que Deus tem, de fato, tudo sob controle, uma vez que não deixou nada ao acaso. Exemplo disso são as informações seguintes:
A Terra tem uma inclinação de 23 graus e é ela que produz as estações do ano. Não fosse essa exata inclinação, os vapores dos oceanos se movimentariam para norte e sul, cobrindo os continentes de gelo.
Se a Lua não estivesse a 320 mil quilômetros da Terra, e essa distância fosse de 80 mil quilômetros, por exemplo, haveria uma alteração das marés de tal forma, que produziriam ondas tão grandes que os continentes seriam submergidos pela água.
Se a crosta terrestre fosse apenas três metros mais grossa, não haveria oxigênio na Terra, consequentemente não haveria vida animal e humana.
Se os oceanos fossem um pouco mais profundos, o dióxido de carbono e o oxigênio seriam absorvidos e nenhuma vida vegetal poderia existir.
Com essas informações em mente temos condições de na Primavera, bem como em todas as demais estações do ano, lembrarmo-nos do Autor da criação e reavaliarmos nosso relacionamento com Ele. Não basta apreciarmos a criação é preciso prezar e ser grato ao Criador.
Deus criou todas as coisas boas e o ser humano é a coroa de Sua criação, uma vez que foi criado a imagem e semelhança de Deus, conforme a Bíblia em Gênesis 1:26 a 31. Por isso, precisamos nos voltar para o Criador e nos relacionarmos com Ele na condição de dependentes d’Aquele que tem tudo debaixo de Seu poder e que deseja que desfrutemos não só das quatro estações aqui na Terra, mas também de uma vida eterna com Ele.
Rogério Machado é jornalista e pastor da Igreja Batista Boas Novas – Cd Planejada 2