Jonathan Alberti
Contra o progresso
Muita polêmica se criou sobre a provisória mudança da escola Ladislau Leme para o Ebrafa, na Vila Aparecida. Compreensível, quando se parte de pais de alunos que, em um primeiro momento estão olhando para os próprios interesses. Porém, é incompreensível e beira a insanidade, quando vereadores eleitos pelo povo para observar a legislação, fiscalizar o executivo vão contra o progresso da cidade e de uma medida que vai beneficiar o bairro da Santa Luzia por toda a eternidade. Afinal, o que esperar de vereadores populistas e imediatistas que pouco se importam com o crescimento e futuro das crianças da região da Santa Luzia, não é mesmo?
A hora é agora!
A possibilidade de o bairro abrigar todo o ciclo educacional com as três escolas (Fernando da Silva Leme – Infantil, Ladislau Leme – Fundamental e Paulo Silva – Médio), duas delas em período integral (Paulo Silva e Ladislau se um novo prédio for construído) era quase nula antes de surgir essa oportunidade. Aliás, se essa oportunidade for perdida, os alunos do Paulo Silva que residem na região podem ser distribuídos em várias escolas estaduais nos mais longínquos bairros da cidade. E assim será com os pequenos que hoje estão no Ladislau Leme que, além de perderem a oportunidade de um ensino integral no fundamental, também serão “pulverizados” em escolas estaduais pela cidade. Então, soluções imediatas para massagear o ego de pais que não pensam no futuro, ou de vereadores que querem fazer campanha porca com uma coisa tão importante, não devem ser tomadas. Pelo menos é o que se espera do prefeito Jesus Chedid, que sabe o quão importante será essa mudança para o crescimento e acolhimento dos pequenos bragantinos daquela região. As vezes o remédio é ruim mas tem que ser tomado.
Não é verdade!
A informação de que a escola Ladislau Leme ocuparia o prédio do Ebrafa de forma definitiva não é verdade. Aliás, o prédio é de suma importância para a secretaria de Educação, que promove ali capacitação de professores e diversas atividades para o crescimento dos profissionais da rede. As instalações do Ebrafa serão transferidas para a sede da Secretaria de Educação, que apertará os espaços para que o Ebrafa realize suas ações. Como disse na semana passada, sacrifícios estão sendo feitos de todos os lados para que as crianças do bairro sejam beneficiadas.
Briga besta
Tanta coisa para os vereadores se preocupar e eles vão contra benefícios da própria cidade e, consequentemente da população. Ir checar o mal cheiro que está exalando na zona norte, cobrar a empresa de lixo sobre o lixão que fica às margens da rodovia Alckindar Monteiro Junqueira ou até das estradas do Campo Novo ou sobre a fedentina do Aterro Sanitário que enche o saco de moradores da região, ou a barulheira que ecoa da garagem da empresa de ônibus, ou até dos ônibus andando em alta velocidade pela Santa Luzia e outros bairros da cidade ninguém quer né? Eu desafio os 19.