A rodada deste final de semana prevê para amanhã, no Estádio Nabi Abi Chedid, um dos jogos mais esperados na reta final do primeiro turno. Com sete pontos de vantagem sobre o Bragantino, o Atlético-MG tenta ampliar essa confortável distância, em duelo às 20h30.
Maurício Barbieri tem comandado treinos desde quarta-feira e, ontem, além de um coletivo, os jogadores passaram por exames PCR para controle da Covid.
Os preparativos se encerram na tarde de hoje, às 15h30, com um recreativo que deverá definir o time que entra em campo. A expectativa é pela volta do capitão Léo Ortiz, recuperado do teste positivo para Covid, e de Helinho, que pode figurar no banco de reservas. No entanto, o meia Lucas Evangelista fica de fora por contusão. Com isso, o que poderia suscitar dúvida de quem seria o volante titular deixou de existir, pois Jadsom Silva e Eric Ramires devem formar o meio-campo com Praxedes.
Se nenhuma outra surpresa, comum no Bragantino, ocorrer de última hora, o provável time que começa será formado por Cleiton, Aderlan, Fabrício Bruno, Léo Ortiz e Edimar; Jadsom Silva, Eric Ramires e Praxedes; Artur, Ytalo e Cuello.
Galo – O time mineiro está desde ontem concentrado em Atibaia, depois de vencer o Fluminense pela Copa do Brasil na quinta-feira. A equipe só deixa a cidade vizinha horas antes da partida. O meia Allan é desfalque, suspenso por cartão. Mas quem pode estrear é o atacante Diego Costa.
O técnico Cuca deve escalar Everson; Guga, Alonso, Nathan Silva e Guilherme Arana; Tchê Tchê, Zaracho e Nacho Fernández; Vargas, Savarino e Hulk.
Arbitragem – Ramon Abatti Abel (SC), que apitou a vitória do Bragantino diante de outro Atlético, o de Goiás, na sétima rodada, foi o árbitro designado para conduzir a partida, com Kleber Lúcio Gil e Thiago Henrique Neto Correa Farinha (assistentes), também catarinenses, Adriano de Assis Miranda (SP) como quarto árbitro e Carlos Eduardo Nunes Braga (RJ) como árbitro de vídeo.
Confrontos entre Massa Bruta e Galo
O jogo deste domingo entre Bragantino e Atlético-MG será o 12º na história dos dois clubes. Há um certo equilíbrio, embora a equipe das Minas Gerais tenha duas vitórias a mais. São 3 triunfos do Galo, 1 do Massa Bruta e 7 empates.
Na contagem dos gols assinalados o equilíbrio é ainda maior: 16 do Atlético e 15 do Bragantino.
Esse histórico começou em 1990, com um empate em 1 x 1 em Bragança, e o último foi neste ano, mas ainda pelo certame de 2020, também em Bragança, com outro empate: 2 x 2.
Todos os jogos entre ambos foram pelo Brasileirão Série A e o ponta Ludo, nos anos 1990, com dois gols, ainda é o principal artilheiro do Braga na história desse confronto, assim como Maurício Barbieri foi quem mais dirigiu o Massa Bruta.
A única vitória do então alvinegro das Pedras foi em 1998, no Mineirão, por 2 x 0, gols de Leto e Reinaldo, sob o comando do técnico Heron Ferreira.
OS JOGOS
Bragantino 1 x 1 Atlético MG – 21/10/1990 – Brasileiro Série A (gol de João Santos; técnico Vanderlei Luxemburgo)
Bragantino 1 x 1 Atlético MG – 01/05/1991 – Brasileiro Série A (gol de Júnior (zagueiro); técnico Carlos Alberto Parreira)
Atlético MG 2 x 1 Bragantino – 19/04/1992 – Brasileiro Série A (gol de Ludo; técnico Candinho)
Atlético MG 1 x 1 Bragantino – 16/10/1994 – Brasileiro Série A (gol de Ludo; técnico Cilinho)
Bragantino 2 x 2 Atlético MG – 13/11/1994 – Brasileiro Série A (gols de Alberto Félix e Edílson; técnico Cilinho)
Atlético MG 1 x 1 Bragantino – 22/10/1995 – Brasileiro Série A (gol de Adalberto; técnico Júlio César Leal)
Bragantino 2 x 2 Atlético MG – 06/11/1996 – Brasileiro Série A (gols de Kelly e Claudinho; técnico Jair Pereira)
Atlético MG 2 x 1 Bragantino – 06/09/1997 – Brasileiro Série A (gol de Ivan; técnico Cassiá Carpes)
Atlético MG 0 x 2 Bragantino – 23/08/1998 – Brasileiro Série A (gols de Leto e Reinaldo; técnico Heron Ferreira)
Atlético MG 2 x 1 Bragantino – 13/09/2020 – Brasileiro Série A (gol de Alerrandro; técnico Maurício Barbieri)
Bragantino 2 x 2 Atlético MG – 11/01/2021 – Brasileiro Série A (gols de Edimar e Ricardo Ryller; técnico: Maurício Barbieri)