SUPERSTICIOSOS
Para os torcedores que levam a sério as chamadas superstições e não acreditam em coincidências, é bom torcer para Leandro Vuaden não apitar mais os jogos do Bragantino. Apesar do bom campeonato que está fazendo, único invicto, com ele na arbitragem o Bragantino não vence. Neste domingo, contra o Furacão, foi a segunda partida que dirigiu e o clube empatou em 2 x 2. Anteriormente, na 3ª rodada, apitou o confronto diante do Fluminense, em Bragança, e também o resultado foi de igualdade e, para aguçar ainda mais os crédulos, o placar também foi 2 x 2.
REPRESENTANTE
O jogador Ricardo Ryller, que está fazendo falta no meio-campo do Bragantino, sempre foi o campeão de cartões amarelos. Voltou a Portugal, mas deixou representante à altura: Jadsom Silva. Também volante, nutre muito gosto em distribuir pontapés. Nas cinco vezes em que esteve em campo no atual Brasileirão (2 como titular), já coleciona 3 cartões amarelos. E não joga contra o Santos.
ALÍVIO
Para alívio da torcida, o zagueiro Léo Ortiz deve figurar na equipe titular que joga na quarta-feira (14), em Quito, diante do Independiente del Valle, depois de servir a seleção brasileira que acabou vice-campeã da Copa América. No lugar de quem ele vai jogar? Pouco importa, pois Fabrício Bruno e Natan formam uma dupla de zaga das mais temerárias. Com 13 gols sofridos, a defensiva do Massa Bruta é a pior dentre os cinco primeiros colocados, muito embora o ataque tenha se comportado de maneira exemplar: é o melhor do campeonato, com um gol a mais que o líder Palmeiras.
ZAGA
Por falar em zaga, o Bragantino já deu mostras evidentes de que não tem peças de reposição à altura. Conforme escrevi neste espaço recentemente, o time tem zagueiros e laterais em número expressivo, porém em condições de uma disputa do tamanho do Brasileirão, fica reduzido a quatro nomes, e ainda se deu ao luxo de liberar Ligger para o Bahia. O zagueiro César Haydar é uma incógnita, pois foi contratado junto ao Junior Barranquilla, da Colômbia, jogou apenas alguns minutos no time principal e foi alocado ao Bragantino Aspirantes.
RENOVADOS
Os jogadores Cuello e Jan Hurtado renovaram seus contratos com o clube, o primeiro até dezembro deste ano e o venezuelano até junho de 2022. Cuello tem seus direitos econômicos presos ao Atlético Tucumán e Hurtado ao Boca Juniors.
BAIXARIA
Rico costuma dizer que pobre é chegado a uma baixaria, a um barraco e outros adjetivos do gênero. No futebol, o Flamengo provou que também os mais abastados podem baixar o nível, como se viu no episódio da demissão de Rogério Ceni. Vídeos, gravações, confrontos, enfim, teve de tudo, e levou Ceni a ser demitido em plena madrugada. Ou seja, rico também descamba para o chulo. A bola da vez, muito cantada desde que deixou o Grêmio, o técnico Renato Gaúcho foi confirmado como novo comandante da nave rubro-negra. O nome de Maurício Barbieri também chegou a ser cogitado. Agora é esperar para ver como se comportam técnico e jogadores, pois todos, sem exceção, gostam de brilhar. Em um time de muitas estrelas e um treinador chegado aos holofotes, tudo pode acontecer.
LÍDER
Quietinho, muito na surdina depois de reuniões, notícias desencontradas e frases de efeito, o Palmeiras assumiu a liderança do Brasileirão. Abel Ferreira, nas últimas três apresentações do alviverde, mostrou que tem repertório e com a chegada de novos reforços (palmeirenses que retornam de empréstimo) pode sim ser o time a ser batido.
CONSECUTIVAS
E não é que o São Paulo conseguiu sair do buraco com duas vitórias consecutivas? Sim, caro leitor. E ainda sem todos os titulares em campo. Situação que deve ter sido alcançada após reunião do tipo ‘lavagem de roupa suja’. É ver até onde o tricolor conseguirá chegar.
BOLA DA VEZ
Quem assistiu a participação do jogador Claudinho no programa Bola da Vez, na ESPN Brasil, ficou ainda mais próximo de acreditar que o jogador ou está perto ou já foi negociado com algum clube do exterior. Pela sua qualidade e depois do futebol que mostrou na elite do futebol nacional no ano passado, esse caminho era meio previsível.