A Prefeitura Municipal, representada pelos secretários municipais Marina de Oliveira (Saúde), Tiago José Lopes (Jurídico) e Carlos Alberto de Souza (Esportes), anunciou no final da manhã de ontem (4) a suspensão de atividades esportivas coletivas de hoje (5) até o próximo dia 14.
A medida vem após o aumento das internações nas últimas semanas, 409 mortes e mais de 19 mil casos confirmados de Covid-19 no município. Os 46 leitos de UTI disponíveis para bragantinos e moradores da região estão com 100% de ocupação e o mesmo ocorre com os leitos de enfermaria, que totalizam 30.
Segundo Marina, 15 pessoas da região aguardam por leitos de UTI e outras 14 aguardam leitos de enfermaria. Esses pacientes são, incluindo os de Bragança, de outros 10 municípios que são atendidos pela rede hospitalar. Bragantinos, são 5 pacientes, dois que aguardam UTI e três os leitos de enfermaria.
Marina criticou veementemente parte da população que está abrandando as medidas de isolamento, distanciamento e uso de máscara.
Diante do quadro que vem se agravando, a Prefeitura decidiu por suspender as atividades esportivas coletivas que estão ocorrendo em clubes particulares, e também em espaços públicos. O secretário de Esportes fez um apelo à comunidade para que não participe de atividades coletivas, como por exemplo, jogos de futebol.
Alertou que o momento agora é de resguardo e de consciência. Disse ainda que haverá punição para os clubes particulares que não cumprirem a determinação e também a suspensão aos locais que têm comodatos com o município. Carlos Alberto também responsabilizou as cidades vizinhas de não ter cumprido com as medidas da quarentena e agora sobrecarregam o sistema hospitalar de Bragança. Um exemplo é a cidade de Tuiuti, que no início da semana, segundo Marina de Oliveira, teria 10 pacientes em leitos da Santa Casa e HUSF.
O secretário de Assuntos Jurídicos, Tiago José Lopes, enfatizou a importância da medida da suspensão das atividades esportivas, mas esclareceu que as medidas tomadas devem manter as atividades econômicas funcionando, dentro das mesmas restrições de 40% de ocupação, manutenção do distanciamento e uso obrigatório de máscara. Essas medidas são exclusivas para atividades consideradas não essenciais, como atividades coletivas esportivas, festas, eventos culturais, locação de chácaras, etc. A atividade física individual continua permitida, mesmo em academias, dentro das normas já estabelecidas.
Apesar da suspensão das atividades esportivas coletivas, as atividades das equipes do Red Bull Bragantino e do CBAt, consideradas de alto rendimento, continuam podendo funcionar dentro dos protocolos exigidos a eles.
A Fase de Transição do Plano São Paulo deve ter nova atualização no dia 14 de junho.