Na sexta-feira (21), foi feito o anúncio do ingresso de Bragança na Trilha Transmantiqueira (TMTQ), após autorização da Prefeitura para que a cidade seja um ponto de passagem da trilha, que cruza 47 municípios dos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, integrando 37 Unidades de Conservação, em cerca de 1200 km de extensão.
A inserção da cidade na Trilha é mais um trabalho da Secretaria Municipal de Turismo em prol ao desenvolvimento do turismo, um dos setores fundamentais para economia e tão prejudicado no último ano devido a pandemia.
Para a secretária de Cultura e Turismo Vanessa Nogueira, “a inserção do município no Projeto não é só um trabalho turístico, mas também ambiental, já que um dos focos da TMTQ é a conservação e conscientização ambiental do trajeto. O incentivo e desenvolvimento de projetos turísticos é muito importante para a retomada do setor, abalado com a pandemia, e também para ampliação de oportunidades de emprego e renda, tão fundamental para o momento pós-pandemia .”
A TMTQ é uma Trilha de Longo Curso travessa a serra da Mantiqueira no sentido oeste-leste, e tem como objetivo conectar o território brasileiro através de trilhas caminháveis, atuando como ferramenta de conservação, aparelho de recreação e alternativa para gerar emprego e renda junto às comunidades locais. A iniciativa desenvolve o turismo de natureza, atraindo tanto público local como internacional, trazendo possibilidades de sustentabilidade financeira para a população rural ao longo do percurso e preservação do seu entorno, além de manter a conectividade ecológica entre as serras e unidades de conservação.
Em Bragança Paulista, a trilha passa pelos bairros Sete Pontes, Serrinha e beira do Reservatório do Jaguari até Vargem, chegando a, aproximadamente, 20 quilômetros, respeitando todas as legislações ambientais e onerar o município.
Foto: Divulgação/SECOM