Idealizado pelos artistas visuais Bia Raposo (Bragança Paulista) e Alexandre Beraldo (Bom Jesus dos Perdões), o projeto ‘Me Dá Uma Mão’, foi desenhado com o intuito de potencializar a produção e fruição da arte contemporânea no interior paulista, com ênfase na região Bragantina.
Em seu escopo inicial, o projeto mesclava desenho, pintura, performance e modelagem, mural, videoarte, escultura para compor a programação de Exposições, Oficinas, Happening e Intervenções Urbanas a serem realizadas nas cidades de origem dos artistas que capitaneiam o projeto. Com a chegada da pandemia o projeto precisou alterar seu formato, por isso, encerrou a exposição inaugural antes do previsto e elencou uma série de novas ações que envolveram 23 artistas da região bragantina, para cocriação de 69 obras de arte. O público do projeto que inicialmente abarcava cidadãos em geral, alunos de escola pública e idosos de casa de repouso se expandiu. Profissionais que atuam na linha de frente de enfrentamento ao Covid-19 e serviços essenciais foram convidados para experienciar a produção de obras artísticas que levassem a uma reflexão sobre sua atuação em um momento tão delicado para a humanidade.
Para a conclusão do projeto, que acontece nesta sexta-feira (9) às 20h, os idealizadores promovem o lançamento do Catálogo ‘Me Dá Uma Mão’, que conta, artisticamente, o processo de produção das obras durante o turbulento período histórico da pandemia. A reflexão sobre as transformações advindas desse novo contexto e o impacto da pandemia na produção artística e no projeto serão tema da Live ‘Mão dessa gente que é artista’, em que o icônico artista gráfico, Hilton Merka, residente na região bragantina há mais de 29 anos, conversa com os idealizadores do projeto, Raposo e Beraldo. A transmissão será realizada pelo Facebook do Edith Cultura.