A Conmebol vai sortear na sexta-feira (9), os grupos com as equipes que disputam a edição 2021 da Copa Sul-Americana.
Será a primeira vez na história que a Sul-Americana será disputada em fase de grupos. A separação em potes será feita através do ranking da Conmebol, com os melhores oito ranqueados como cabeça de chave.
Com base em ranking da própria entidade, Corinthians e Athletico-PR vão ser cabeças de chave na fase de grupos.
Os outros participantes brasileiros são Bahia (65º no raking), Atlético-GO (199º), Ceará (262º) e Bragantino (não ranqueado). Essas equipes vão ser divididas entre quatro potes, e o Bahia pode ficar no pote 1, enquanto os outros três podem estar nos potes 3 e 4, o que significa adversários mais fortes nessa fase. Com base no ranking, também estão garantidos como cabeças de chave no pote 1, os argentinos Independiente (10º) e Lanús (17º). Já Rosário Central (43°), Newell’s Old Boys (56°), Arsenal de Sarandí-ARG (65°) e Bahia, dependendo da classificação de equipes melhores posicionadas, podem ser cabeças de chave ou figurar cair no pote 2.
Ainda a se considerar que quatro equipes que serão eliminadas na pré-fase da Libertadores vão estar incluídas no pote 4, independentemente da posição no ranking, que vão sair dos jogos Santos x San Lorenzo, Independente del Valle x Grêmio, Bolívar x Junior Barranquilla e Libertad x Atlético Nacional.
Times de um mesmo país não poderão ficar no mesmo grupo. Ou seja, não haverá duelos entre equipes brasileiras.
O caminho do Bragantino é difícil, pois vai enfrentar adversários acostumados com as competições sul-americanas e pode ficar no chamado ‘grupo da morte’.