FRASE: “A melhor forma de enfrentar o abandono político é mostrar que a ausência daquele “líder” não faz mais diferença. ”
TRANSPORTE COLETIVO
A população bragantina está reclamando demais dos serviços prestados pela nova concessionária de transporte coletivo urbano e rural. A empresa JTP assumiu a missão depois de uma concorrência pública judicializada por longo tempo.
O assunto foi tema central da primeira sessão ordinária da Câmara Municipal da legislatura que vai até 2024. As manifestações dos vereadores, a maioria da base de apoio do prefeito Jesus Chedid (DEM) foi contundente e expressou a revolta da população. (veja matéria nesta edição).
ENERGISA
Outra bronca da população que vem se arrastando desde o início do ano passado faz referência à qualidade dos serviços prestados pela concessionária que distribui energia elétrica, a Energisa.
Os vereadores também criticaram muito a forma de atendimento aos clientes. As constantes quedas de energia, a demora no restabelecimento quando há interrupção e suas consequências para o setor produtivo urbano e rural foram o núcleo das discussões.
O importante é que esses assuntos não fiquem somente nas palavras da Câmara e do Executivo. Precisam ser materializadas e cobradas com o rigor necessário.
ABANDONO
O vereador Miguel Lopes (PTB) que retorna depois de quatro anos de ausência, lamentou o abandono político a que suspostamente os líderes do PTB local lhe impuseram. Segundo ele, depois que Jango, candidato a prefeito pelo partido em 2020, foi fragorosamente derrotado, os lideres petebistas desapareceram de cena.
A CAMINHO DO FIM
Bragança Paulista e região, decisivamente, contam com duas lideranças políticas com forte apoio popular demonstrado nas urnas nas duas últimas eleições. Indubitavelmente, uma é a do prefeito Jesus Chedid, e a outra do deputado estadual Edmir Chedid, ambos do DEM.
A eleição de 2020 foi um retrato dessa afirmação. José de Lima (PTB) que sempre foi uma liderança antagônica aos Chedids, desfilou suas últimas forças em apoio ao candidato de seu partido, Jango que teve como vice Gustavo Sartori (PSB). A derrota desenha que a liderança política de José de Lima e as supostas lideranças dos dois (ou seriam três?) derrotados, perante a opinião pública, já era. Se o fim da liderança limista ainda não chegou, está bem próximo
Então, criou-se um vácuo de liderança política em Bragança, e não há perspectiva nenhuma para o surgimento de um novo grupo. O ex-vereador Basílio Zechini (PSD), segundo colocado na eleição de prefeito ano passado, esboçou se colocar como alternativa, porém obteve apenas 14,09 % dos votos validos (13.179) e apenas 24,52 % da votação de Jesus, que obteve 53.730 ou 65,89% dos votos validos. Foram 40.551 votos de diferença. Além disso, o ex-vereador aspirante, embora tente ser um político em (e de) Bragança, tem seus interesses centralizados em Atibaia onde seu mentor, ex-prefeito Saulo Pedroso (PSD) reside e tem sua base eleitoral.
TERMÔMETRO
A eleição de 2022, para presidente, senador, governador, deputados estadual e federal, poderá ser um termômetro para a região bragantina. Provavelmente haverá vários candidatos a deputado estadual em Bragança para tentar ofuscar as lideranças de Edmir Chedid e Jesus. No entanto, não acredito que tenham sucesso, até porque as urnas em 2020 demonstraram a solidez da consolidada liderança dos Chedids. E isso pode crescer mais, porque ainda faltam 22 meses para o pleito, tempo suficiente para que o parlamentar e o prefeito tirem do papel obras de infraestrutura e social importantes para a cidade e região, que tramitam nos órgãos competentes.
PANDEMIA
Quer queiram ou não, o controle da pandemia em Bragança tem sido rigorosamente comandado pelo prefeito Jesus, com o apoio do deputado Edmir, que age também na esfera dos governos estadual e federal. Apesar da indisciplina de alguns comerciantes e consumidores, a vigilância e fiscalização tem sido constante e rigorosa. É claro que isso também vai ter um peso político em 2022 quando a população bragantina estará integralmente vacinada. Para tanto, o prefeito e o deputado viabilizaram a compra de 248 mil doses, suficientes para vacinar as duas vezes necessárias cada pessoa, seguindo o calendário do Plano São Paulo, que já começou a imunizar grupos prioritários como servidores da Saúde e idosos.
COBERTURA
Com o retorno das atividades dos vereadores, a Gazeta e a GB Norte, voltam a cobrir as sessões, destacando os principais assuntos de interesse da população. A missão é do jornalista Jonathan Alberti, que a partir desta edição revela o que de mais importante ocorreu na sessão de terça-feira (2).
REFLEXÃO SALMO : 19: 1-14
1 Os céus declaram a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das suas mãos.
2 Um dia faz declaração a outro dia, e uma noite mostra sabedoria a outra noite.
3 Não há linguagem nem fala onde não se ouça a sua voz.
4 A sua linha se estende por toda a terra, e as suas palavras até ao fim do mundo. Neles pôs uma tenda para o sol,
5 O qual é como um noivo que sai do seu tálamo, e se alegra como um herói, a correr o seu caminho.
6 A sua saída é desde uma extremidade dos céus, e o seu curso até à outra extremidade, e nada se esconde ao seu calor.
7 A lei do Senhor é perfeita, e refrigera a alma; o testemunho do Senhor é fiel, e dá sabedoria aos símplices.
8 Os preceitos do Senhor são retos e alegram o coração; o mandamento do Senhor é puro, e ilumina os olhos.
9 O temor do Senhor é limpo, e permanece eternamente; os juízos do Senhor são verdadeiros e justos juntamente.
10 Mais desejáveis são do que o ouro, sim, do que muito ouro fino; e mais doces do que o mel e o licor dos favos.
11 Também por eles é admoestado o teu servo; e em os guardar há grande recompensa.
12 Quem pode entender os seus erros? Expurga-me tu dos que me são ocultos.
13 Também da soberba guarda o teu servo, para que se não assenhoreie de mim. Então serei sincero, e ficarei limpo de grande transgressão.
14 Sejam agradáveis as palavras da minha boca e a meditação do meu coração perante a tua face, Senhor, Rocha minha e Redentor meu!