A Secretaria Municipal divulgou os setores da área da saúde cujos profissionais serão imunizados. A ação visa a garantir o funcionamento dos serviços de saúde, a proteção dos cidadãos com maior risco para o coronavírus, além da preservação dos serviços essenciais.
Os profissionais foram separados por grupos, de acordo com o local de trabalho: GRUPO A- laboratório de análises; GRUPO B- Clínicas de Exames de Imagens; GRUPO C- Clínicas Médicas; GRUPO D- Clínicas Odontológicas; GRUPO E- Profissionais autônomos em atividade; GRUPO F- Cuidadores e parteiras em atividade (com comprovação); GRUPO G- Farmácias e GRUPO H- Clínicas Veterinárias.
Todos os grupos já podem enviar os dados dos colaboradores para o e-mail bragancavacinacovid@gmail.com. As datas serão divulgadas de acordo com o recebimento das doses. Assim que a Secretaria de Saúde receber novo lote, será disponibilizado sistema para agendamento.
Distribuição – O Governador João Doria anunciou ontem (1º) a entrega de mais 578,1 mil doses da vacina contra COVID-19 do Instituto Butantan para abastecer os 645 municípios do Estado e prosseguir com a imunização pelo estado.
O envio acontece até a amanhã (3) do CDL (Centro de Distribuição e Logística), localizado na capital, rumo aos GVE (Grupos de Vigilância Epidemiológica), onde os municípios deverão retirar os respectivos quantitativos. A DRS Campinas que atende também Bragança deve receber 52,2 mil doses. Até o fechamento dessa edição não havia informações de quantas doses Bragança vai receber.
Insumos – O Instituto Butantan deve receber amanhã (3) insumos para produzir mais 8,6 milhões de doses da vacina contra a covid-19 CoronaVac. Segundo divulgou em nota o governo de São Paulo, 5,4 mil litros do insumo farmacêutico ativo estavam neste domingo no Aeroporto de Pequim, na China, prontos para embarque ao Brasil.
O Butantan já entregou ao Ministério da Saúde 8,7 milhões de doses da vacina para o programa de imunização que está sendo conduzido em todo o país. Em São Paulo, 385 mil pessoas foram vacinadas contra a doença.
Na última sexta-feira (29), o ministério confirmou a compra de mais 54 milhões de doses de CoronaVac, além das 46 milhões que já estavam contratadas e que serão produzidas pelo Butantan.
Assim, o instituto deve entregar 100 milhões de doses do imunizante produzido em parceria com o laboratório chinês Sinovac. O Ministério da Saúde informou ter garantido a compra de um total de 354 milhões de doses de vacinas contra a covid-19 que devem ser recebidas ainda neste ano. Dessas, 254 milhões serão produzidas pela Fundação Oswaldo Cruz
O governo federal também tem feito negociações com os laboratórios Gamaleya, da Rússia, Janssen, Pfizer e Moderna, dos Estados Unidos, e Barat Biotech, da Índia.
248 mil doses – Na sexta-feira, (29), o prefeito Jesus Chedid encaminhou ofício para o Diretor-Geral do Instituto Butantan, Dr. Dimas Tadeu Costa, declarando o interesse do município em adquirir 248 mil doses da vacina Coronavac, para imunizar a população bragantina. “O nosso objetivo é, e vamos conseguir isso se Deus quiser, vacinar toda a população! As vacinas estão vindo devagar, então, decidimos pagá-la. Assim, conseguimos imunizar dentro de um menor prazo possível toda a nossa população” enfatizou Chedid.