O secretário estadual de Educação, Rossiele Soares, no início da semana, reafirmou que as aulas presenciais retornam no dia 1º de fevereiro. A Prefeitura Municipal de Bragança, de sua parte, ainda não tem essa data definida. Segundo a secretaria municipal de Educação, a volta as aulas na rede municipal e particular exclusiva de educação infantil é uma decisão do município. A do Estado se restringe a rede estadual e escolas particulares.
Segundo a Educação municipal, ela está estudando, juntamente com o conselho emergencial de combate à COVID-19, as condições locais para o retorno das aulas, e esclareceu ainda que foi elaborada pesquisa para ouvir a comunidade da rede sobre o tema e que, posteriormente, será definida uma data para o retorno. A pesquisa á está disponível no site da prefeitura e deve ser respondida por pais ou responsáveis pelo aluno até às 12h do dia 20 de janeiro.
A pesquisa destaca a importância de todos responderem ao questionário, e também outros fatores envolvidos para a volta as aulas como o transporte escolar e a merenda, que demandam grande investimento do dinheiro público que não devem ser desperdiçados.
Independente da data a ser anunciada, a pasta afirmou que todas as medidas sanitárias previstas no PLANO SP serão tomadas à época do retorno às atividades presenciais e que já está sendo adquirido e estocado todos os itens previstos para a manutenção dos protocolos de segurança de atendimento aos alunos. A GB questionou sobre como seriam as aulas nas escolas de período integral e a secretaria disse que estão sendo estudadas as possibilidades de atendimento, não informando nenhum detalhe de como se daria o processo desse nicho de alunos.
Questionado sobre o número de matriculas para o ano letivo de 2021, a secretaria informou que o período de escolha de classes pelos professores, programado para ocorrer até o próximo dia 18, é que vai permitir saber o número real de alunos para este ano.