A Secretaria de Serviços iniciou na manhã de ontem (11) reparos em uma ponte que faz a ligação entre as ruas Sérgio D’alexandre Ribeiro e Camilo Novelo no CDHU. Na quinta-feira (10), o prefeito Jesus Chedid determinou a interdição do local e o início imediato das obras.
A ação é uma resposta rápida do secretário de Serviços, Aniz Abib Junior, após a passagem sofrer avarias por conta das fortes enxurradas. Com a temporada de chuvas se aproximando, o reparo evita o que pode vir a ser uma tragédia, uma vez que o local é bastante movimentado.
Segundo apurado pela GB Norte e Gazeta Bragantina, os funcionários da secretaria estão executando a obra para colocar uma tubulação de concreto na entrada da ponte, acoplada a antiga tubulação de metal e será concretada uma parte no canto da rua que faz divisa com uma edificação. O concreto, vai evitar que novas infiltrações causem erosões e até mesmo desabamento. Será reconstruída parte do muro da ponte que caiu com as erosões. Por fim, o serviço de compactação do solo para que o trânsito seja liberado.
O problema foi causado pelas águas que escoam pelas ruas de terra, vindas da rua 11, que faz ligação entre o CDHU e o Parque Brasil. As enxurradas movimentaram a terra causando duas erosões de proporções gigantescas. Com as crateras abertas, o muro cedeu e parte dele caiu danificando a tubulação de metal. Além disso, com as recentes chuvas, a água foi abrindo caminho por debaixo da ponte, criando um “túnel” e pequena camada de terra que poderia ceder a qualquer momento.
Moradores relataram à GB Norte que o problema foi se agravando de umas semanas para cá e que na última forte chuva tomou as proporções gigantescas. “Antes era apenas um buraco pequeno, mas com a chuva forte que deu esses dias, o buraco aumentou” disse um dos moradores.