A campanha de vacinação contra a poliomielite e a multivacinação foram prorrogadas mais uma vez pelo Governo do Estado. O prazo agora vai até 30 de novembro, pois a meta previa a imunização de 95% do público-alvo.
O término, inicialmente previsto para julho e depois para a sexta-feira, 13, foi estendido com a finalidade de aumentar a cobertura vacinal e a atualização das cadernetas de crianças e adolescentes.
Para garantir a prevenção contra a poliomielite (paralisia infantil), pais ou responsáveis por crianças com idade entre 1 ano e menores de 5 anos devem levar os pequenos para receber a “gotinha” (vacina oral, VOP). Ainda é necessário proteger 1 milhão de crianças para alcançar 95% do público-alvo definido na campanha, que totaliza 2,1 milhões de pequenos. Até a última quinta-feira, 12, em todo estado de São Paulo apenas 1,1 milhão delas de vacinadas, atingindo uma cobertura de 52,4%.
Em Bragança, conforme dados da secretaria de Saúde até o dia 12, foram imunizadas 5.629 crianças, que representam 75,54% da meta, que é de vacinar 95%.
Na campanha de multivacinação, o foco é atualizar mais cadernetas, aplicando doses de vacinas importantes e que podem estar pendentes, garantindo assim a devida proteção contra os vírus que circulam no território e podem provocar cerca de 20 doenças.