ELEIÇÕES 2020
A partir da próxima semana os partidos políticos começarão a publicar os editais da convenção municipal que irá escolher os candidatos a prefeito, vice e vereadores.
O DEM deverá ter o maior número de partidos coligados para os cargos majoritários (prefeito e vice). Para vereador não haverá coligação.
O presidente do DEM, deputado Edmir Chedid, já marcou a convenção para o dia 16 de setembro, último dia permitido pela Justiça Eleitoral, na Morada das Pedras, sede do partido. O evento será presencial e com as medidas de protocolo sanitário de combate ao Covid-19.
Tem direito a voto na convenção, os membros da Comissão Provisória do Partido, senadores, deputados federais, estaduais e vereadores com domicilio eleitoral em Bragança.
INCÊNDIOS
Todo ano a história se repete. Incêndios em vegetação às margens das rodovias, em terrenos baldios na área urbana e em propriedades rurais, a maioria provocada criminosamente pela irresponsabilidade do animal humano. Os Bombeiros são acionados diariamente para combater focos de incêndios. A impunidade ainda é um incentivo para essa destruição da natureza que causa mal também à saúde.
Os responsáveis por essas áreas preferem incendiar o mato do que carpir e limpar. É uma falta de senso sem tamanho. A punição deveria ser severa e os órgãos responsáveis deveria, das ampla publicidade.
SINAL DOS TEMPOS
1- Padre denunciado por desviar dinheiro, pastor preso por corrupção, espirita preso por crime hediondo. Todos usando nome de Deus em vão. Que tempos são esses?
2- Vírus chinês colocando o planeta de quatro. Pessoas matando pessoas por racismo, por desentendimento fútil, por ganância, por vaidade, por poder e o pior, matando por nada. Que tempos sãos esses?
3- Bandidos, traficantes, tomando posse de cidades, de bairros e de morros do Rio de Janeiro, Ceará, Pernambuco etc. Polícia impedida pela Justiça de sobrevoar o Rio de Janeiro de helicóptero, de subir o morro para combater marginais. Que tempos são esses?
4- Criminosos de alta periculosidade sendo soltos toda a hora por uma lei frágil e permissiva aos olhos de juízes. Assassinos cruéis sendo postos nas ruas por decisões incompreensíveis da Justiça. Que tempos são esses?
5- Um país com mais de 20 milhões de pessoas desempregadas, com mais de 100 milhões de vulneráveis quase passando fome, com milhões de pessoas em situação de rua, outras tantas mergulhadas nas drogas. Que pais é esse?
LIXO
A prefeitura já publicou minuta do edital para licitação da concessão dos serviços de coleta de resíduos sólidos, domiciliares, etc. Quem realiza esse serviço em Bragança há mais de 30 anos é a Embralixo. Várias empresas estão interessadas. Segundo o edital o valor da concessão é de um bilhão de reais, pelo período de 30 anos.
EFEITO WITZEL
O governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, eleito pelo efeito Bolsonaro, assim como foi também o BolsoDória em São Paulo, resolveu cuidar do quintal de Bolsonaro. O presidente por sua vez, foi cuidar do quintal do governador. Resultado, o governador do Rio foi afastado ontem e seu secretário da Saúde, Pastor Everaldo, foi preso, acusados de fraude e corrupção na compra de respiradores para combate da covid-19.
Em São Paulo o governador João Dória,(que já retirou o Bolso do nome da eleição, e ficou só Doria) que não é bobo nem nada, já faz mais de 15 dias que ficou quietinho e deixou de criticar o presidente.
PESPERCTIVAS
Nos bastidores da política corre um bolão ideológico apostando quais dos 19 atuais vereadores retornarão à Câmara em 15 de novembro. Dois nomes lideram os primeiros momentos. Um é mais conhecido no centro urbano e outro na periferia.
17 DIAS
Faltam apenas 17 dias para que Bragança saiba quem realmente serão os candidatos a prefeito e vice. Os nomes serão revelados pelas convenções partidárias até o dia 16 de setembro. Os únicos nomes tidos como certos são os de Jesus e Amauri que já sinalizaram que irão tentar a reeleição pelo DEM.
O demais não passam somente de especulação.
PREMONIÇÃO
Diante do quatro político atual, cuja mobilização é agravada pela pandemia, parte das lideranças da oposição ao DEM estaria pensando em abdicar de lançamento de candidatos a prefeito. Seria uma estratégia de lançar nomes fortes para vereança, como Jango, João Carlos, Gustavo e outros, visando constituir uma bancada forte e quebrar a hegemonia de 2/3 das 19 cadeiras que provavelmente o DEM conquistaria, se confirmada a reeleição de Jesus e Amauri.
Seria uma estratégia para construir uma bancada forte, diante da pouca crença da oposição na possibilidade de derrotar Jesus.
REFLEXÃO – SALMOS 8 :1-9
1 Ó Senhor, Senhor nosso, quão admirável é o teu nome em toda a terra, pois puseste a tua glória sobre os céus!
2 Tu ordenaste força da boca das crianças e dos que mamam, por causa dos teus inimigos, para fazer calar ao inimigo e ao vingador.
3 Quando vejo os teus céus, obra dos teus dedos, a lua e as estrelas que preparaste;
4 Que é o homem mortal para que te lembres dele? e o filho do homem, para que o visites?
5 Pois pouco menor o fizeste do que os anjos, e de glória e de honra o coroaste.
6 Fazes com que ele tenha domínio sobre as obras das tuas mãos; tudo puseste debaixo de seus pés:
7 Todas as ovelhas e bois, assim como os animais do campo,
8 As aves dos céus, e os peixes do mar, e tudo o que passa pelas veredas dos mares.
9 Ó Senhor, Senhor nosso, quão admirável é o teu nome sobre toda a terra!