O governador João Doria anunciou na quarta-feira, 17, que os clubes paulistas estão liberados para retornar aos treinamentos a partir do dia 1º de julho, porém sem previsão de retomada da competição. A decisão foi anunciada após uma reunião com o presidente da Federação Paulista de Futebol – FPF – Reinaldo Carneiros Bastos. O anúncio não agradou aos clubes da séria A1, que pretendiam realizar os testes para o novo coronavírus em seus atletas e funcionários, para retornar os trabalhos de preparação do elenco em seus centros de treinamento imediatamente. O presidente da FPF não participou da coletiva. Na quinta-feira, 18, haveria uma reunião entre a Federação e os clubes, porém a videoconferência foi cancelada pela Instituição. Em nota a FPF afirmou que “ A videoconferência foi postergada para que haja tempo hábil de análise técnica do Protocolo de Segurança definido pelo Governo do Estado para a retomada dos treinamentos no dia 1º de julho. Tão logo tenhamos conhecimento detalhado do Protocolo, com adaptação necessária à retomada das atividades dos clubes de forma segura após um inédito período de paralisação que ultrapassa 90 dias” explica a nota, que ainda diz que uma nova reunião deve ser marcada em breve.
Há algumas semanas, os 16 clubes que disputam a primeira divisão do Paulistão tiveram diversas reuniões com autoridades da prefeitura e do governo estadual para alinhar a melhor forma de fazer o retorno gradativo aos treinamentos.
Segundo Doria, o governo determinou protocolos para as equipes que envolvem um esquema especial, como a limitação de pessoas nos treinos, testagem prévia, com repetição a cada cinco ou sete dias, e medição de temperatura. Outra orientação do governo é que pessoas com mais de 60 anos não participem das atividades, como é o caso dos treinadores, Jesualdo Ferreira de 74 anos, que comando o Santos e Vanderlei Luxemburgo, de 68 anos, comandante do Palmeiras. O protocolo de retomada da FPF está disponível no site da Instituição através do link: http://www.futebolpaulista.com.br/Repositorio/Institucional/Estatuto/637280121035030593.pdf
Bragantino
O Bragantino chegou a voltar aos trabalhos no Centro de Treinamento HWT, no dia 2 de junho, após autorização da prefeitura. Porém, após uma reunião na FPF, no dia 10 de junho, decidiu paralisar os trabalhos e retomar juntamente com os clubes do Paulistão. Os treinos no clube estavam sendo apenas físicos, sem contato e os atletas foram separados em grupos para realizar as atividades. Segundo apurado o Bragantino analisa a volta junto com os outros clubes. O clube informou que na próxima semana deve ter uma posição oficial. A mesma fonte disse que apenas tratamentos de lesionados e transições de atletas que estão saindo de lesões estão sedo feitas no Centro de Treinamento.
O que falta – O Paulistão foi paralisado na décima rodada em março, por conta da pandemia do novo coronavírus. Ao todo faltam seis jogos para encerrar a competição. São duas rodadas para terminar a fase de grupos, mais duas partidas para os jogos só de ida das quartas de final e semifinais e dois jogos da final (ida e volta).
O Red Bull Bragantino está na primeira colocação do grupo D, com 17 pontos e na quarta colocação na classificação geral. Na fase de grupos o próximo compromisso é contra o São Paulo, no Morumbi. Na última rodada o Massa Bruta encara, o Botafogo de Ribeirão Preto, no Nabizão. Se se manter na primeira colocação do grupo, deve enfrentar nas quartas de final o Guarani que tem 16 pontos, cinco a mais que o Corinthians, terceiro colocado. Aliás, para tentar a classificação, o time de Itaquera tem que vencer as duas últimas partidas para somar 17 pontos. Além disso, tem que torcer para que o Guarani perca as duas rodadas e estacione nos 16 pontos, um verdadeiro milagre, diante do futebol que o time de Campinas tem apresentado na competição.
Foto: Ari Ferreira/Red Bull Bragantino