Mais uma ação conjunta entra a Delegacia de Investigações Sobre Entorpecente – DISE e a Equipe de Ronda Ostensiva com Motocicletas – ROM da Guarda Civil Municipal, no CDHU – Saada Nader, realizada por volta das 17h30, desta terça-feira, 9, terminou com um homem preso e na apreensão de 156 porções de cocaína, maconha e crack. Comandada pelo delegado Dr. José Glauco Silveira Lobo Ferreira, titular da DISE, a ação aconteceu após investigação, iniciada há cerca de um mês pela equipe da especializada, apontar que um apartamento era usado como esconderijo dos traficantes e armazenamento de drogas que seriam vendidas no bairro. Tanto que parte das drogas foram apreendias neste apartamento.
A investigação – Há cerca de um mês, policiais da DISE receberam denúncia de que um apartamento no Bloco 20 era usado para armazenar droga. Prontamente os investigadores foram a campo e apuraram que o local é um verdadeiro “mercado de peixe”, onde diversos traficantes, portando suas sacolinhas de drogas, ficam na porta de um dos blocos do Conjunto Habitacional. Por um mês de exaustivo e árduo trabalho de campo, os experientes policiais civis notaram que durante incursões das Forças de Segurança, os traficantes saiam correndo e entravam em um apartamento no Bloco 20, justamente o alvo da investigação. A partir daí foi solicitado a justiça um mandado de busca e apreensão para o local.
A prisão – Com a expedição do mandado de busca pela Justiça, foi acionado o Secretário de Segurança e Defesa Civil, Dorival Francisco Bertin, que prontamente enviou a experiente equipe ROM no auxílio da operação. Foi montada uma incursão tática no CDHU e as equipes entraram na rua Vicente Talamino. Logo que chegaram, um traficante, ao notar a presença das viaturas, saiu correndo. Porém, ele não contava que a equipe havia realizado o cerco, dando de cara com a equipe de GCMs e Policiais Civis. Ele foi contido e identificado como Washington Luis Palini de Lima, de 26 anos. Com ele os policiais encontraram 104 porções de cocaína escondidas em suas vestes. Questionado, negou a traficância, alegando que apenas guardava a droga, porém não soube dizer quem era o dono do “pó”.
Em continuidade a diligência, as equipes se deslocaram até o apartamento no Bloco 20, na rua Vereador Vicente de Vita, que fica cerca de 200 metros do local onde Washington foi detido. No apartamento eles foram recebidos por uma mulher, mãe de um rapaz investigado pela especializada, que foi comunicada do mandado e franqueou a entrada dos investigadores no local. Durante as vistorias, foram encontrados no quarto do investigado 24 pedras de crack, 10 buchas e mais uma porção um pouco maior de maconha e 16 papelotes de cocaína, além de R$ 450. A reportagem da GB apurou que tanto o rapaz investigado, quanto Washington somam passagens pelo mesmo crime.
Na sede da DISE, a mãe do investigado afirmou que as drogas pertenciam ao filho e foi liberada. Já Washington foi autuado em flagrante por tráfico de drogas e encaminhado à audiência de custódia. A especializada segue investigando o caso.