Com recursos do programa FINISA – Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento – Modalidade Apoio Financeiro, a Prefeitura está investindo em toda infraestrutura da cidade e um desses projetos é o resgate e fomento à cultura e turismo bragantino. Os dois museus da cidade passam por reforma, restauro e modernização estrutural para melhor atender a população e turistas.
O Museu do Telefone foi fundado em 1976, e está em um prédio datado de 1908 que abrigava a antiga Companhia Rede Telephonica Bragantina. Com 102 anos, o prédio passa por tratamento das janelas e alvenarias, troca do telhado e calhas. Além da reforma e restauro nos ambientes internos do edifício, também estão sendo trocados pisos e revestimento, construção de uma nova cobertura e reforma na instalação elétrica, o projeto inclui adequações de acessibilidade com a construção de rampas de acesso, portas com dimensões adequadas, barras de apoio, banheiros acessíveis, etc.
O Museu Municipal Oswaldo Russomano que está abrigado desde a década de 1980 em um prédio datado de 1896, já passou por várias reformas, mas agora além das obras de infraestrutura também será modernizado com a implantação de mostras interativas e digitais e com obras de acessibilidade. O prédio está sendo pintado, e também é realizado reparo na parte estrutural, elétrica e hidráulica.
Além da reestruturação dos prédios, em ambos os projetos, diversos materiais foram recuperados e tratados, compondo o processo de restauração dos componentes originais das construções.
As obras estão sendo realizadas pela vencedora da licitação TD Construções, Redes e Instalações de Gás EIRELI.