O primeiro dia do Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti (LIRAa), em Bragança, aconteceu na terça-feira, 14, no bairro do Lavapés. Durante o dia, a equipe de agentes de controle de endemias visitou 20 residências, em quatro quarteirões, na busca de criadouros de larvas e fez coletas para posterior análise laboratorial, cujo resultado ainda não foi divulgado.
Essa primeira ação vai servir para que a Secretaria Municipal de Saúde tenha um primeiro resultado sobre como os moradores estão agindo para evitar a proliferação do mosquito. A quantidade de focos é que vai determinar qual o grau de do problema e de que forma ele será enfrentado.
A nova metodologia, segundo a Secretaria, não permite mais que se publique um cronograma de trabalho nos bairros, pois agora o Sisaweb realiza o sorteio de forma automática para saber quais os quarteirões espalhados por toda a cidade serão alvo de fiscalização. Pode ser que um bairro seja sorteado em um único quarteirão (5 casas) e o agente de Controle de Endemias já se desloque para outro local.
No ano passado Bragança registrou, segundo a Secretaria Estadual de Saúde, 33 casos de dengue e nenhum registro sobre zikavírus e chicungunya.
A orientação da Vigilância Epidemiológica é para que a população não se descuide em momento algum da limpeza dos quintais (principalmente depois das chuvas) e estejam sempre atenta ao acúmulo de água em mangueiras de ar condicionado, vasos de plantas, bandejas de geladeiras e calhas, além de pneus e entulhos que empocem água.
A recomendação é que a estratégia de combate ao mosquito comece dentro de casa.