O Sistema Único de Saúde (SUS) oferta este ano uma dose de reforço da vacina de febre amarela para crianças com quatro anos de idade. Além disso, o Ministério da Saúde irá ampliar, gradativamente, a vacinação contra febre amarela para 1.101 municípios dos estados do Nordeste que ainda não faziam parte da área de recomendação de vacinação. Dessa forma, todo o País passa a contar com a vacina contra a febre amarela na rotina dos serviços. As novas diretrizes sobre as Campanhas Nacionais de Vacinação foram enviadas pela pasta aos estados e aos municípios em novembro do ano passado para que estejam preparados para as ações do próximo ano.
Outra novidade é que a campanha contra a gripe, realizada todos os anos entre abril e maio, contará com um novo público, os adultos de 55 a 59 anos. O objetivo é ampliar a vacinação dos grupos mais vulneráveis para a doença. O público-alvo, portanto, representará aproximadamente 67,7 milhões de pessoas.
A meta é vacinar, pelo menos, 90% dos grupos prioritários para a vacinação, que já conta com crianças, gestantes, puérperas, povos indígenas, pessoas com doenças crônicas, trabalhadores de saúde, idosos, entre outros.
As mudanças passam a valer a partir deste ano e as datas para início das campanhas serão definidas por cada estado, a partir do Plano de Implantação elaborado por cada um. O Ministério da Saúde conta com estoque suficiente para atender a demanda, a partir da solicitação de quantitativo dos estados, responsáveis por fazer a distribuição das doses aos municípios.
Sarampo – Doença que estava erradicada mas voltou a afetar milhares de pessoas, o sarampo tem um novo calendário que foi definido para campanha nacional.
Vai de 10 de fevereiro a 13 de março para faixa etária de 5 a 19 anos. O dia D será em 15 de fevereiro com a vacina tríplice viral. O público-alvo de 30 a 59 anos será imunizado no mês de agosto, com Dia D em 22 de agosto com as vacinas tríplice viral e dupla viral.