Janeiro começou com dois alagamentos na região central da cidade. Na quinta-feira, 2, pancadas de chuvas de média e forte intensidade que caíram a partir das 13h até a noite, por volta das 20h30, resultou em 52,6 mm de água.
A Secretaria Municipal de Segurança e Defesa Civil registrou alagamento na rua Gerônimo Martins Carreteiro e 19 de Abril, Centro. Por volta das 18h as águas escoaram e rua havia sido liberada. Um dos moradores recebeu apoio da Secretaria de Ação e Desenvolvimento Social (SEMADS) com material de limpeza.
Houve queda de muro na rua Cacilda Salles Cardoso, próximo a Igreja Presbiteriana no bairro Guaripocaba dos Souzas. O muro caiu sobre um veículo que transitava pela via e estava com quatro passageiros, ninguém se feriu.
No Morro Grande da Boa Vista, Estrada do Barreta, as águas das chuvas desceram pelo talude de 3 metros carreando sujeira e lama e bloqueando a passagem de veículos e pedestres. A Secretaria de Serviços realizou limpeza para desobstrução da via. Não houve feridos e prejuízos.
Segundo site Climate Data, dezembro, janeiro e fevereiro são os meses que mais chovem no município. A previsão para o mês é de 240 mm de chuvas. Nas estações meteorológicas instaladas foram registrados os seguintes índices pluviométricos por região: Jardim São Miguel (67,2 mm), Júlio Mesquita (49,6 mm), no Lavapés (55,0 mm), Jardim do Cedro (38,6 mm) e Água Comprida (5,0 mm).