O Poder Executivo, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, confirmou na quarta-feira, 8, a ampliação e a reforma de leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) do Circuito das Águas e da Região Bragantina. A medida, que atende reivindicação do deputado Edmir Chedid (DEM), tem por finalidade garantir o tratamento gratuito aos pacientes diagnosticados com a covid-19.
A determinação para a ampliação e a reforma de eleitos está fundamentada na pandemia do coronavírus que atinge todo o Estado e no aumento do número de casos registrados nos municípios paulistas. “O importante é promover meios para que possamos cuidar da saúde da população. Todos os gestores públicos municipais estão empenhados em minimizar os problemas identificados”, disse o parlamentar.
Edmir Chedid declarou que a determinação para a ampliação e a reforma de leitos foi confirmada pelo secretário de Estado de Governo e vice-governador Rodrigo Garcia (DEM). “A medida já foi determinada pela Divisão Regional de Saúde (DRS-VII – Campinas), responsável pelo Circuito das Águas e pela Região Bragantina. Assim, caberá à DRS-VII negociar os valores com as instituições”, afirmou.
A expectativa é de que a ampliação e a reforma contemplem os leitos do Hospital Universitário São Francisco (HUSF), Hospital Bragantino – antiga Unimed – e da Santa Casa de Misericórdia de Bragança Paulista, além de unidades públicas de saúde de Amparo e Atibaia. “Estes municípios concentram o maior número de leitos especiais do Sistema Único de Saúde (SUS)”, complementou o parlamentar.
Nas próximas semanas, o número de leitos disponíveis ao tratamento de pacientes com a Covid-19 deverá ser superior a 100. “Para se ter uma ideia, a prefeitura de Bragança Paulista, em parceria com a Santa Casa de Misericórdia, já disponibilizou 30 leitos de UTI. Proporcionalmente, nós estamos com mais leitos de UTI que os construídos emergencialmente pela prefeitura de São Paulo”, comentou.
O parlamentar declarou que está acompanhando as negociações entre Poder Executivo, por meio da DRS-VII, e as unidades de saúde a fim de agilizar a contratação de leitos. “Neste sentido, também tenho procurado informações na própria Secretaria de Estado da Saúde para contribuir com prefeitos do entorno, como os de Joanópolis, Nazaré Paulista, Pinhalzinho, Pedra Bela e Serra Negra”, explicou.
Agradecimento – Edmir Chedid reiterou o agradecimento e o reconhecimento a todos os profissionais da saúde pública e vigilância epidemiológica que atuam na linha de frente no combate à pandemia do coronavírus e no tratamento de pacientes diagnosticados com a doença. “Todos, sem nenhuma exceção, merecem os nossos cumprimentos pelo trabalho desempenhado neste momento tão difícil da história do país.”
Na ocasião, reiterou ainda para que todos sigam as orientações dos agentes de saúde pública e mantenham o isolamento social. “Afinal, esta é a única forma de evitarmos a disseminação da doença. Por isso, respeitem as orientações para contribuírem efetivamente com as atividades dos profissionais de saúde pública. Todos nós temos muita responsabilidade social nesta crise”, concluiu o parlamentar.