O Poder Executivo, por meio da Secretaria de Estado de Turismo e Viagens (Setur-SP), confirmou nesta segunda-feira (08) o descontingenciamento (desbloqueio) dos recursos deste ano às estâncias e aos Municípios de Interesse Turístico (MITs). Ao todo, serão beneficiados 210 municípios conforme reivindicação apresentada pelo deputado Edmir Chedid (DEM) para o governo estadual.
Todos os recursos serão destinados aos programas e projetos das prefeituras instituídos a fim de impulsionar o setor. “Na prática, irão garantir a manutenção das obras de infraestrutura e dos serviços de melhorias aos pontos turísticos. Esta, afinal, tem sido a principal reivindicação de gestores públicos municipais e representantes do setor ao governo do Estado”, comentou.
A partir do descontingenciamento, Edmir Chedid explicou ainda que estâncias e Municípios de Interesse Turístico poderão ampliar o número de vagas no mercado de trabalho e de renda ao setor com parte dos repasses programados para este ano. “O turismo gera emprego e renda. Por isso, nossa preocupação em garantir todos investimentos aos municípios”, acrescentou.
O descontingenciamento está relacionado aos investimentos previstos pelo Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos (DadeTUR), da Secretaria. “Como exemplo, cito o benefício aos MITs, que terão direito a R$ 254 mil neste fim de ano. Em maio, cada um dos Municípios de Interesse Turístico já havia recebido R$ 361 mil”, disse o parlamentar.
Entidades – O descontingenciamento de recursos também atende a reivindicação das associações das Prefeituras das Cidades Estância (Aprecesp) e das Prefeituras dos Municípios de Interesse Turístico (Amitesp). “Juntos, participamos de reuniões com a Secretaria para o descontingenciamento e também para garantir os investimentos previstos para o próximo ano”, finalizou Edmir Chedid.