A Prefeitura de Bragança Paulista anunciou que irá seguir a determinação do Governador João Doria que anunciou nesta semana a retomada obrigatória dos estudantes às aulas presenciais para as redes estadual, municipais e privada vinculadas ao Conselho Estadual de Educação a partir de 18 de outubro.
Segundo o secretário Adilson Condesso, todos os protocolos sanitários serão mantidos e até o final de outubro a obrigatoriedade na rede municipal só será exigida, a partir do dia 18, aos alunos que os pais optaram pelo ensino presencial e assinaram o termo de consentimento em agosto deste ano, quando o Plano SP liberou a volta facultativa às escolas. Porém a partir do primeiro dia letivo de novembro todos os estudantes devem retornar às aulas presenciais obrigatoriamente, na mesma data não haverá mais o esquema de revezamento planejado por cada escola, de acordo com sua capacidade física, já que estará suspensa a medida de distanciamento de 1 metro entre as carteiras dentro da sala de aula.
Condesso falou da importância do retorno dos alunos às escolas, para que o prejuízo pedagógico pelo afastamento causado pela pandemia possa ser minimizado o quanto antes.
Preparadas – As escolas estão preparadas para atender as crianças e professores, seguindo todas as medidas sanitárias. Segundo Condesso apenas 2 casos foram registrados nas unidades escolares desde agosto. Além da preocupação com a saúde dos profissionais e estudantes, a educação municipal está recebendo, intensamente, investimentos na área tecnológica modernizando o ensino que está cada vez mais dinâmico, além do investimento na estrutura e capacitação dos educadores. Na área estrutural foram realizadas reforma e acessibilidade nas 72 unidades educacionais e a construção de novas creches. A Pasta também fez a aquisição de kits pedagógicos, distribuição de livros e tabletes, além do amparo as famílias ofertando, gratuitamente, alimentação às crianças que optaram pelo ensino remoto, uniforme e material. E mais recente houve investimento na segurança das escolas com a instalação de câmeras de monitoramento, buscando a preservação do patrimônio público e segurança das crianças e dos profissionais.
Vagas – Em 2022 o município pode chegar a cerca de 18,5 mil vagas na rede municipal de ensino, sendo aproximadamente, 8 mil vagas no ensino infantil e 10,5 mil vagas para o ensino fundamental. A informação foi dada pelo secretário municipal de Educação Adilson Condesso, ao declarar um possível aumento de 20% no número de vagas na rede para o ano que vem. Condesso disse que, a demanda de vagas depende dos resultados finais das turmas em saída para a rede estadual, mas hoje o município tem 15.300 alunos matriculados e 2.000 vagas disponíveis, além das creches em fase de conclusão, que devem estar aptas a receber os alunos a partir de 2022.
Estruturada para receber os, possíveis, novos alunos em 2022, a secretaria de Educação deve divulgar o cronograma para renovação, transferências e novas matriculas em novembro, quando deve abrir o prazo para o ano letivo de 2022.
Este ano, o ano letivo termina em 20 de dezembro, e ainda não há uma data para o início das aulas no ano que vem, já que o município ainda aguarda posição do Governo Estadual. Conforme Condesso, “O início do ano letivo de 2022 está em estudos, aguardando resolução da rede estadual, parceira no transporte e alimentação escolar”.
A partir de novembro todos os alunos da rede municipal de ensino devem voltar presencialmente às salas de aula, na mesma data o distanciamento de 1 metro entre as cadeiras não será mais necessário, mas medidas sanitárias, como uso de máscara continua obrigatórios
Arquivo/SECOM