Jonathan Alberti
Mudança Paulo Silva x Ladislau Leme
Muito ouvi sobre a mudança provisória dos alunos do Ladislau Leme para o prédio da Ebrafa, na Vila Aparecida. Críticas pesadas de moradores do bairro que parecem estar perdendo um patrimônio. Em um primeiro momento, como minha filha estuda lá, também fiquei possesso! Porém, toda história tem dois lados e duas vias. Entrevistei o secretário Adilson Condesso, ouvi seus argumentos e entendi a necessidade da mudança e os benefícios que serão levados à região em que eu nasci, cresci e vivo até hoje. Região que eu crio os meus filhos.
Transporte gratuito é direito de todos
A comoção pela mudança é compreensível. Principalmente para quem mora perto do educandário e tem mais facilidade de levar as crianças a pé. Eu, por exemplo, moro cerca de 700 metros da escola e para mim é uma mão na roda. Imagina para quem mora mais perto. Porém, os pais não devem se preocupar em como seus filhos irão à escola na Vila Aparecida e muito menos correr para contratar vans particulares, uma vez que o secretário garantiu transporte gratuito para todos que quiserem e residirem a mais de 2km do novo prédio.
Ganho para todos, em especial para a região
O bairro por um ano perde a escola Ladislau Leme, mas ganha o Paulo Silva em período integral, em um local seguro e longe da loucura que é a região da 9 de julho. Os pais de alunos dessa escola não precisam mais se preocupar com o risco nas movimentadas ruas que circundam a escola. Depois um ano, outro ganho que é o prédio do Ladislau Leme novo, moderno e dentro dos padrões para atender as crianças do bairro em período integral, se essa for a opção dos pais dos alunos que lá estudam. As vezes para que todos sejam beneficiados um sacrifício é necessário.
Lago do Orfeu – A nota
O juiz da 4ª Vara Cível, Rodrigo Sette Carvalho, responsável pelo processo sobre o Lago do Orfeu, determinou, na quinta-feira (09), a expedição de mandado de constatação do que já foi executado no local. A decisão fez com que a prefeitura emitisse uma nota de esclarecimento. Segundo a nota: “Diante da manifestação acima, o Município esclarece que tem cumprido as decisões judiciais demonstrando sempre a urgência e a necessidade da obra que está sendo realizada no Lago do Orfeu”. O documento ainda diz: “Conforme a decisão, verifique-se que não havia impedimento na realização da obra quanto às três opções indicadas, desde que justificadas, o que, ao final, a Prefeitura comprovará que o modelo executado pela Prefeitura, conforme contrato com a empresa Rual Construções, é a melhor hipótese para solução do problema. ”
Lago do Orfeu – A novela
Já deu para ver nessa história que a política suja de quem nunca fez nada pela cidade está atrapalhando na prevenção e até do fim do risco eminente de estouro da barragem. É impossível que o Ministério Público e o Poder Judiciário não entendam esse risco e insistam em ficar barrando uma obra tão importante para a cidade e para a prevenção de vidas dos moradores daquela região.