O Impostômetro, painel instalado na sede da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) e que mostra em tempo real a arrecadação de impostos no país, registrou até ontem (6), a marca de R$ 101 milhões arrecadados com impostos pagos pelos contribuintes de Bragança desde o primeiro dia do ano aos governos federal, estadual e municipal.
Na comparação com o mesmo período do ano passado, essa receita foi 5,3% maior, pois naquela oportunidade, no mesmo quinto dia de agosto, haviam sido arrecadados R$ 95,86 milhões. Todos os municípios que integram a região bragantina também registraram aumento no pagamento de impostos.
Ainda de acordo com as informações do Impostômetro, esse crescimento na maioria dos municípios, na comparação com o mesmo intervalo de tempo de 2020, se deve à melhora da situação da economia, maior produção e consumo, que contribuíram para a elevação de preços dos produtos e serviços. Por outro lado, a taxa de inflação medida pelo IPCA chegou a 8,6% em doze meses, mas o IGP subiu mais de 33% no mesmo período.
O aumento dos preços se reflete na receita tributária, contribuindo para que o ritmo de crescimento seja mais rápido este ano.