A Prefeitura autorizou, na segunda-feira, 17, a abertura de certame licitatório para contratar empresa especializada que executará as obras no Lago do Orfeu e a reurbanização do local.
Levantamentos e estudos indicaram a necessidade de se implantar dispositivos de retenção e amortecimento de pico de cheia no Parque Municipal Lago do Orfeu, que foi desenvolvido pela empresa Consenge Consultoria e Projetos de Engenharia Ltda (vencedora do o Pregão Presencial nº 138/2019), que detectou a necessidade de algumas interferências de emergência no local, para preservar o barramento existente dentro das normas de segurança.
Em dezembro do ano passado, para minimizar a força atuante na barragem, a água do reservatório foi rebaixada e a passarela interditada em razão de avarias sem seu piso.
As equipes da empresa contratada e da Secretaria de Obras desenvolveram um projeto para recuperar o Lago e o reforço do barramento. Com o planejamento aprovado, foi autorizada a abertura do processo licitatório, com preço estimado de R$ 2 milhões. De acordo com o projeto, será necessário alargar o barramento, por medida de segurança.
No local será implantada uma via que interligará a Alameda Iugoslávia com a Avenida Ilha Britânica, que vai melhorar o sistema viário em toda aquela área e oferecer mais uma opção de trajeto aos moradores e frequentadores da região.
Com as obras, o Lago do Orfeu também funcionará como bacia de amortecimento de cheias em dias de chuva e evitará que aconteçam enchentes à jusante (para baixo) em locais como o estádio do Ferroviários, Vila Malva e rua Tupi.