A Secretaria Municipal de Ação e Desenvolvimento Social (SEMADS) tem desenvolvido um trabalho através da Ação Social do CRAS Volante, visando atender as comunidades mais carentes e prestar serviços de Proteção Social Básica, principalmente na Zona Rural, em locais mais isolados e de difícil acesso.
A equipe do CRAS busca desenvolver o Serviço de Proteção e Atendimento Integral às Famílias (PAIF) e demais serviços de Proteção Básica, que poderão ser adaptados às condições locais específicas, desde que respeitem seus objetivos, cadastrando novas famílias e realizando as atualizações necessárias aos cadastros já existentes.
Por meio da unidade volante, as famílias recebem todas as orientações necessárias para inclusão no Cadastro Único, acesso aos benefícios de Proteção Especial e aos serviços de outros setores nos âmbitos Municipal, Estadual e Federal. Na oportunidade, as famílias que atendem aos requisitos necessários recebem um auxílio-alimentação (cesta básica).
Já foram atendidos pelo CRAS Volante os bairros Chácaras Fernão Dias, Mãe do Homens, Usina, Atibaianos, Biricá do Campinho e Biriçá do Valado.
A próxima ação está marcada para os dias 24 e 25 (quinta e sexta), das 9h às 16h, e no dia 24 o atendimento será na Igreja São José, bairro do Morro Grande e, no dia 25, na Igreja do Divino, Morro Grande de Cima. Serão atendidos também os moradores dos bairros Morro Grande, Morro Grande da Boa Vista, Sete Pontes, Barrocão e Baretta.
A coordenadoria do CRAS Volante orienta as famílias que forem cadastradas para comparecer ao local portando um documento pessoal (RG). Para aqueles que irão se cadastrar, levar RG, CPF, comprovação de residência e certidão de nascimento de filhos menores, se for o caso.