A sabedoria superior tolera, a inferior julga; a superior perdoa, a inferior condena. (Augusto Cury)
O TEATRO DA CPI
A CPI da Covid, instalada pelo Senado da República para investigar possíveis desvios de recursos e de condutas no processo de combate ao coronavírus desde o início da pandemia, já se auto desmoralizou.
Alguns senadores de oposição ao governo federal extrapolam a função de inquerir e ao mesmo tempo acusam, julgam e condenam os depoentes.
O que fizeram com a médica Nise Yamaguchi foi um tribunal de exceção. O senador Oto Alencar, da Bahia, também médico, mostrou que o ódio predomina e submeteu a colega de profissão a uma sessão de humilhação. Sua atitude em nada contribuiu para o objetivo da CPI. Contribuiu para saciar os corações carregados de ódio de uma parcela da política nacional que envergonha o cenário e ao próprio Parlamento.
A CPI já se transformou numa peça teatral de fantoches e a cada sessão o despreparo de alguns senadores contribui para ser sepultada sem resultados.
O relator da Comissão, Renan Calheiros, cuja folha corrida concorre com criminosos perigosos do colarinho branco e da corrupção, usa da exposição que a CPI lhe confere para tentar sair do submundo e do mar de lama em que se meteu durante sua vida política.
O presidente da CPI, senador Omar Aziz, é outro também que se acha Deus, a ponto de julgar a médica Nise e condená-la ao pedir para seus pares não acreditarem na sua fala mansa, inalterada, educada e uniforme como é natural aos sábios orientais. Cometeu a estupidez de dizer que a forma de falar da médica era para persuadir os membros da comissão.
Esse trio de patetas e imbecis, Omar Aziz, Renan Calheiros e Oto Alencar, já desmoralizou e sepultou a CPI.
Tomou uma invertida. Os três queriam fazer sangrar o governo Bolsonaro, porém, suas atitudes, já os fazem sangrar perante a opinião pública.
DISPUTA 1
O ex-governador Geraldo Alckmin, ainda no PSDB, continua sendo a cereja do bolo das eleições de 2022 para governador. Supostamente com espaço diminuído dentro de seu partido, Alckmin vem conversando com o PSB e PSD e promovendo a possibilidade de repetir a dobradinha vitoriosa de 2014, com Marcio França (PSB).
DISPUTA 2
Porém, a saída do vice-governador Rodrigo Garcia do DEM e filiar-se ao PSDB para disputar as prévias tucanas, abriu espaço no partido.
A Executiva Nacional do DEM, temendo ver esvaziada a agremiação em São Paulo, com a possibilidade de Garcia levar para o PSDB meia dúzia de prefeitos e líderes do DEM descontentes, ofereceu a Executiva Estadual de porteira fechada para Geraldo Alckmin ser o candidato do partido. Agora quem teme a debandada é o PSDB, porque Alckmin tem apoio da maioria dos 645 municípios paulistas.
DISPUTA 3
Ao jornal ‘O Estado de S. Paulo’ Alckmin disse que embora lisonjeado com as propostas do DEM, do PSB e do PSD, vai aguardar as prévias do PSDB que também pretende disputar, para tomar uma decisão.
FURIOSO
O presidente da Executiva Estadual do DEM, vereador paulistano Milton Leite, está furioso com a Executiva Nacional por ter oferecido o partido de porteira fechada a Geraldo Alckmin em troca de sua filiação e candidatura a governador. Milton Leite é tido como baba-ovo-mor de Rodrigo Garcia, porque certamente estaria de olho no cargo de vice-governador na chapa de Garcia, por força de um acordo costurado lá atrás entre o DEM e PSDB pelo governador João Dória.
POLÍTICA EM BRAGANÇA
O cenário político em Bragança está de quarentena também. Dos velhos caciques o único em atividade é o prefeito Jesus Chedid. A oposição aos Chedids está submersa sabe-se lá onde.
A Câmara Municipal é um mar de nada. Os vereadores continuam ciscando e nada também. Os partidos políticos estão amorfos.
Politicamente em Bragança não há nada de expressivo atualmente a não ser as atividades de reconstrução da cidade pelo prefeito Jesus e deputado Edmir, que mereça ser noticiado.
TURISMO & VIAGENS
A Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo é o novo nome da pasta, anunciado durante encontro do Governador João Doria com os prefeitos dos 140 Municípios de Interesse Turístico (MITs) do Estado. A mudança visa chamar a atenção para a importância do setor na economia, desenvolvimento regional e geração de emprego. “Ao incorporar Viagens à já tradicional Secretaria de Turismo, São Paulo reconhece, chama a atenção e demonstra a importância de um setor que é fundamental em diversas economias mundiais”, lembra Vinícius Lummertz, secretário. “Em São Paulo, em 2019, foram R$ 222 bilhões de faturamento, representando 9,3% do Produto Interno Bruto (PIB) paulista e, o mais importante, uma forte capacidade de geração de empregos, que será fundamental depois desse amargo período de pandemia”.
QUE FIM LEVOU? (I)
Pergunta que não quer calar: que fim levou o consórcio que reuniu municípios brasileiros para comprar vacinas contra a Covid-19, lançado com muito barulho e que levou prefeitos a aprovarem leis específicas nas câmaras municipais, autorizando essa modalidade de gasto? Simplesmente desapareceu do noticiário. Não se teve conhecimento de que alguma prefeitura tivesse adquirido doses da vacina através dele. Pelo visto, muito barulho por nada.
QUEM FIM LEVOU? (II)
A movimentação começou através da Frente Nacional de Prefeitos, em 5 de março, ou seja, há 90 dias, e nada mais foi informado. Naquela data, 1.703 prefeituras haviam aderido à proposta. Como quase sempre, neste País, gestos oportunistas em momentos de dificuldades.
Reflexão: Salmos 45:1-17
1 O meu coração ferve com palavras boas, falo do que tenho feito no tocante ao Rei. A minha língua é a pena de um destro escritor.
2 Tu és mais formoso do que os filhos dos homens; a graça se derramou em teus lábios; por isso Deus te abençoou para sempre.
3 Cinge a tua espada à coxa, ó valente, com a tua glória e a tua majestade.
4 E neste teu esplendor cavalga prosperamente, por causa da verdade, da mansidão e da justiça; e a tua destra te ensinará coisas terríveis.
5 As tuas flechas são agudas no coração dos inimigos do rei, e por elas os povos caíram debaixo de ti.
6 O teu trono, ó Deus, é eterno e perpétuo; o cetro do teu reino é um cetro de eqüidade.
7 Tu amas a justiça e odeias a impiedade; por isso Deus, o teu Deus, te ungiu com óleo de alegria mais do que a teus companheiros.
8 Todas as tuas vestes cheiram a mirra e aloés e cássia, desde os palácios de marfim de onde te alegram.
9 As filhas dos reis estavam entre as tuas ilustres mulheres; à tua direita estava a rainha ornada de finíssimo ouro de Ofir.
10 Ouve, filha, e olha, e inclina os teus ouvidos; esquece-te do teu povo e da casa do teu pai.
11 Então o rei se afeiçoará da tua formosura, pois ele é teu Senhor; adora-o.
12 E a filha de Tiro estará ali com presentes; os ricos do povo suplicarão o teu favor.
13 A filha do rei é toda ilustre lá dentro; o seu vestido é entretecido de ouro.
14 Levá-la-ão ao rei com vestidos bordados; as virgens que a acompanham a trarão a ti.
15 Com alegria e regozijo as trarão; elas entrarão no palácio do rei.
16 Em lugar de teus pais estarão teus filhos; deles farás príncipes sobre toda a terra.
17 Farei lembrado o teu nome de geração em geração; por isso os povos te louvarão eternamente.