A Prefeitura tem investido na recuperação e desassoreamento dos lagos, lagoas e mananciais da cidade, além de revitalizar seus entornos, como o Lago do Jardim São Miguel, no Lago do bairro Hípica Jaguari, Lago do Orfeu, no Tanque do Moinho, Lago dos Padres e Lago do Taboão, que é o cartão-postal da cidade e maior atrativo turístico de todo município.
Diante de tantas melhorias e com os dias quentes, a população tem usufruído desses espaços com mais frequência, inclusive com perigo à integridade física, ao se banhar nesses lagos e realizar práticas de esportes náuticos.
No município, essas atividades são proibidas, conforme o Decreto Municipal nº 4.425, de julho de 2014, que sujeita o infrator a advertência e multa fixada no valor de 100 Unidades de Valor Municipal (UVAMs), o equivalente a R$ 361,30, dobrada em caso de reincidência.
Dentre as proibições ainda se incluem o uso de embarcações motorizadas, exceto em eventos monitorados por profissionais. Embarcações sem motor são permitidas, desde que atendam às exigências de segurança como o uso de colete “salva-vidas”, individual para cada ocupante.