A Escola Municipal Rural Monsenhor Pedro Paulo Farhat, localizada no bairro do Bom Retiro, ficou entre os dez finalistas do Estado de São Paulo no Projeto Gota d’Água 2020, promovido pelo Programa de Educação e Sensibilização Ambiental do Consórcio PCJ, para concorrer ao certificado de “Destaque do Ano – 2020” e ao prêmio “Sua Gota Faz a Diferença”.
A escola representou Bragança Paulista, recebendo o apoio da Secretaria Municipal de Educação e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. A participação foi intermediada pelo Centro de Educação Ambiental Sala Verde Pindorama.
Nesta edição, a proposta foi a produção de vídeos voltados aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e Agenda 2030 da ONU, cujo desafio é a construção do mundo que queremos. As produções tiveram que respeitar os seguintes critérios: adequação à temática e à duração máxima de três minutos, roteiro criativo, imagens feitas por celular, qualidade do projeto, realização e/ou participação de alunos do projeto, produção e fomento à educação ambiental.
Bragança participou com oito vídeos elaborados pelo Centro de Educação Ambiental Sala Verde Pindorama, que foram produzidos com as atividades e materiais desenvolvidos pelos alunos da rede municipal de ensino durante as aulas remotas. Dentre os vídeos enviados, o da E.M.R. Monsenhor Pedro Paulo Farhat ficou entre os dez finalistas.
Na última sexta-feira, 11 de dezembro, durante o evento “Water Summit”, a cúpula da água, principal evento das Bacias PCJ, contou com uma banca composta por especialistas em Educação e Meio Ambiente, além de profissionais de Comunicação, os quais anunciaram que Bragança Paulista, representada pela E.M.R. Monsenhor Pedro Paulo Farhat, recebeu o certificado de “mérito ambiental” e a Prefeitura Municipal recebeu “menção honrosa” pela participação no Projeto Gota d’Água 2020.
“Embora não recebendo a premiação deste ano, o gostinho da vitória está em perceber que, mesmo distantes e em meio ao caos da pandemia, foi possível despertar nos alunos o cuidado e um novo olhar para os recursos naturais. Os vídeos e atividades realizadas com os alunos servirão de incentivo para a continuidade do trabalho de sensibilização em Educação Ambiental no ano de 2021”, afirmaram as responsáveis pela Sala Verde Pindorama, Carolina Marques Suppioni Bertelli Ferreira e Paula Trambaiole Lima.
O vídeo produzido pela EMR Monsenhor Pedro Paulo Farhat pode ser conferido pelo link: https://bit.ly/34l8RnX.