Por Ana Paula Alberti
Residente em Bragança Paulista há 14 anos, a mineira de Passos (MG), Pamela Mara Assis, é a mais nova campeã e detentora do cinturão de MMA na categoria Peso Palha (até 52 kg). Ela está entre as 15 melhores lutadoras de MMA do País, segundo o ranking nacional, ocupando o 14º lugar que deve ficar para trás após a vitória sobre a ocupante do 10º lugar Andreia Serafim.
A luta com Andreia rendeu o sexto cinturão da carreira e o primeiro da categoria no MMA, modalidade que participa desde 2015. Pamela é detentora de outros cinco cinturões na parte de “trocação” – termo usado na luta em pé.
A luta organizada pelo SFT foi na 3º edição do Outubro Rosa, que aconteceu no sábado, 31 de outubro, em Guarulhos e reuniu as melhores atletas do MMA Nacional. Pamela e Andreia protagonizaram a melhor luta da noite que terminou com 1 minuto e 55 segundos do 4º round, quando Pamela finalizou Andréia com uma guilhotina, golpe tradicional do Jiu-jitsu.
Com mais essa conquista para a carreira, Pamela recebeu a reportagem da GB em sua academia, a Inside Pamela Mara, e falou um pouco sobre essa vitória e sua trajetória no mundo das artes marciais.
A atleta destacou a preparação que fez para a disputa do cinturão, e desde fevereiro, sua última luta, se dedicou intensamente aos treinos que focaram em trazer o cinturão para casa. Como sabiam qual seria a adversária, ela e sua equipe de treinadores, formada por Munil Adriano, Fernando Lima e Mario Dias, estudaram Andréia e traçaram a estratégia de anular seu jogo e manter a luta em pé na “trocação” (ponto forte de Pamela), já que Andréia tem como forte a luta no chão.
Mesmo com sua estratégia dando certo durante a luta, foi justamente num golpe de jiu-jitsu que Pamela finalizou o combate. Após o 3º round, já havia vencido a luta por pontos, mas não perdeu a oportunidade de concluí-la em grande estilo, dando um verdadeiro show aos telespectadores.
Agora com o cinturão, a atleta disse que a sensação de tê-lo é incrível, é um sonho realizado, depois de tanto trabalho e dedicação. “Foi uma energia inexplicável. Saber que o que você almejava aconteceu é muito gratificante”. Mas agora o trabalho é triplo, declarou: “temos que trabalhar mais, pois agora virão adversárias mais fortes das que eu já enfrentei, portanto, o trabalho é contínuo e duro. ”
Questionada sobre a luta de defesa do cinturão, ainda não há nada definido, apenas que está programada para o próximo ano.
Trajetória – Pamela falou um pouco sobre sua trajetória, quando começou ainda criança no karatê, e depois de anos afastada e já morando em Bragança, conheceu o Muay Thai, através da Inside, rede de academias especializada em Muay Thai criada por Munil Adriano. E desde então se apaixonou pela luta e há 12 anos vive nesse mundo, já tem diversos títulos, entre eles Pan-americano, e representou por anos a seleção brasileira de Kickboxing.
Sem o reconhecimento que almejava, em 2015 decidiu mudar sua trajetória nas lutas e se enveredou pelo mundo do MMA. Incentivada por seu mestre, se dedicou aos treinos, principalmente de Jiu-jitsu, entendeu e trabalhou seu ponto fraco, e viu na categoria uma oportunidade de crescimento profissional.
Agora, Pamela faz seus treinos profissionais na matriz da Inside, ao lado de seu mestre Munil e também na sua academia, inaugurada em março deste ano pouco antes do início da pandemia. Recentemente, com a abertura permitida pelo governo, voltou com seus alunos, com todo protocolo sanitário exigido nessa situação.
Agora faz parte da organização do SFT-MMA, mas não quer parar por aí, almeja sempre mais. “Como qualquer outra atleta de MMA, enxergo lá na frente um UFC, ou outra organização maior, algo que me proporcione voos maiores. Quero estar onde estão as melhores do mundo. ”
Pamela fez um agradecimento especial a sua equipe Inside, aos meus treinadores Munil Adriano, Fernando Lima, Mário Dias. E aos seus patrocinadores nutricionista Thais Moltocaro, fisioterapeuta Patrícia Tomassi, Secw Telecom, Ortoclin, Academia Inova, Açofer, Churrascaria Coração Gaúcho, KNN idiomas, 4 Ever suplementos, Inside Talita Borges, Burn fightwear, Laticínios Caxumbé, Flora Campo e Jardim, Palladares Cakes, Dr. Elsner Gonzaga, Dra. Raquel Delnero e Dra. Renata Marques.
FOTO| Facebook SFT MMA|