Na tarde de sexta-feira, 16, a Divisão de Compras realizou a abertura dos envelopes de propostas para as obras de infraestrutura, com sistema de captação de água pluvial, guias, sarjetas, e pavimentação asfáltica para a rua José Manoel Messias e ampliação da rua Eduardo Risk, na Planejada I. Das oito empresas que agendaram a visita técnica no local, seis apresentaram suas propostas e apenas uma ficou inabilitada a concorrer o certame. Até o momento, disputam pelo menor preço as empresas Pavidez Engenharia Ltda, Quimassa Pavimentação e Engenharia Ltda-Epp, Enplan Engenharia e Construtora Ltda, Gestor Engenharia Ltda e Casamax Comercial e Serviços Ltda. A empresa Tera Incorporadora e Construtora Ltda, foi inabilitada por desrespeitar o item 7.1.2.1 do Anexo X do Termo de Referência, que trata sobre as parcelas de maior relevância técnica. Segundo o julgamento da Comissão Permanente de Licitações, o atestado apresentado pela empresa, onde consta os quantitativos mínimos, não está devidamente registrado no CREA. A empresa foi notificada e tem cinco dias úteis para apresentar sua defesa. Após essa apresentação as propostas devem ser analisadas.
O edital, da modalidade de Tomada de Preço 044/2020, busca a empresa que apresentar o menor preço.
A reportagem da GB e GB Norte estiveram no local e mais uma vez constatou que a tampa de um bueiro que estava totalmente solta, expondo a galeria foi reparada pela secretaria de Serviços.
Além das obras da José Manoel Messias, segundo projeto anexado ao edital, será realizada a obra de infraestrutura e pavimentação do trecho da rua Eduardo Risk até a rodovia Capitão Bardoíno. O trecho é outra obra aguardada ansiosamente por moradores. Aliás, a abertura do trecho desafogaria o fluxo de caminhões pesados que utilizam a José Manoel Messias para acessar uma empresa de minérios. Um morador relatou à reportagem, que mora no bairro há 27 anos e que aguarda os reparos. Segundo ele, a degradação da via se deve aos caminhões pesados que transitam por ali quase que diariamente. Os caminhões têm como destino uma firma de minérios no final da rua. Aliás, onde está o prédio da empresa, contrasta com o início da via, já que próximo a empresa existe galeria de água pluvial, boca de lobo, guias, sarjetas e aparentemente um asfalto que resista ao tráfego de veículos pesados. Porém, segundo o memorial descritivo, a obra segue um criterioso processo desde o trabalho topográfico até a execução final. O documento inclusive exemplifica que o preparo do solo e do subleito devem suportar os esforços decorrentes do tráfego de veículos da via. Além disso, após a última etapa de pavimentação, chamada de “camada de rolagem”, a empresa vencedora deve apresentar à fiscalização, uma amostra de que o material usado tem resistência e a qualidade exigida.
O documento ainda especifica no item 04, que a empresa deve realizar a construção de calçadas em toda a via, inclusive no trecho faltante da rua Eduaro Risk, até a rodovia Capitão Bardoíno.