As represas do Sistema Cantareira elevaram em 22% a quantidade de água, nos últimos 75 dias, em razão da maior quantidade de chuvas nos meses de dezembro e novembro do ano passado. Os dois meses foram os mais chuvosos no período analisado.
Com isso, os seis reservatórios ganharam 19% no volume útil desde novembro, segundo dados da Sabesp.
O reservatório equivalente – espécie de média das seis represas – subiu de 37,8% para 45,1%, no último dia 18.
Trata-se do maior volume de água nas represas do Cantareira desde setembro do ano passado, quando os reservatórios tinham 47%. O pico de água em 2019 foi registrado em abril, com 58,7%.
Integram o Cantareira as represas Paiva Castro, Águas Claras, Cachoeira, Atibainha, Jaguari e Jacareí, que abrangem os municípios de Bragança Paulista, Piracaia, Vargem, Joanópolis, Nazaré Paulista, Mairiporã, Franco da Rocha, Caieiras e São Paulo.
Mais água – O aumento do volume nas represas neste começo de ano reverte a perda de água que vinha sendo registrada desde o final da temporada de inverno, em setembro do ano passado.
Em outubro, por exemplo, o reservatório equivalente registrava 41,3%, o que representava 13,8% a menos do que o volume de setembro, de 47%. A queda acentuada, no entanto, foi novembro, que registrou a menor quantidade de água, com os reservatórios chegando a 37,8%.
Na análise de 2019, o período entre março e julho foi o de maior quantidade de água no reservatório equivalente da região, com 55,2% (março), 58,7% (abril), 57,7% (maio), 55,4% (junho) e 54% (julho).
Foram os únicos meses do ano em que o volume de água ultrapassou 55% no reservatório equivalente.
Já o período de outubro a dezembro foi o de menor quantidade de água.
Chuvas – Novembro e dezembro do ano passado acumularam um índice de 321,3 milímetros de chuva na região, porém não foi o maior de 2019. Em janeiro e fevereiro esse total foi de 459 milímetros. Até o dia 18 deste mês já choveu 154,8 mm para uma média histórica de 262,6 milímetros.
Cada milímetro equivale a um litro de água acumulada por metro quadrado. É uma forma de medir a quantidade de chuva numa localidade. O valor é medido por pluviômetros.