A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) divulgou na quinta-feira, 20, o Guia de Ação e Recomendações para a Organização de Competições no Enfrentamento à COVID-19 para 2020.
O retorno à atividade competitiva, de acordo com o calendário da CBAt, implica obrigatoriamente na conduta de todas as pessoas envolvidas na organização da competição, incluindo participantes. Para isso, a CBAt apresenta o Guia de Ação e Recomendações, iniciativa alinhada às medidas obrigatórias estabelecidas pelo protocolo básico de ação para o retorno das competições.
O documento mostra uma série de recomendações para a organização segura de competições e eventos esportivos. As recomendações fornecidas neste documento não isentam, em nenhum caso, do cumprimento estrito das medidas estabelecidas pelas autoridades competentes nas diferentes fases para retornar à normalidade competitiva.
Competições – CBAt anunciou o Grande Prêmio Brasil Caixa de Atletismo, previsto para o dia 6 de dezembro, e o Troféu Brasil Caixa, marcado para o período de 10 a 13 de dezembro, devem ser realizados no Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa, no Ibirapuera, em São Paulo.
As datas foram divulgadas para preparação de todos os atletas e equipes, mas com o alerta de que o calendário ainda é provisório. Tudo depende da situação da pandemia e das decisões das autoridades competentes sobre a realização de eventos.
No calendário de competições de 2020 atualizado, de acordo com decisão do Conselho Técnico da Confederação, os Campeonatos Brasileiros Caixa Sub-16, Sub-18, Sub-20 e Sub-23 não têm ainda datas e locais definidos.
As datas dos Brasileiros Sub-23 e Sub-18 serão determinadas assim que a Confederação Sul-Americana definir a realização ou não dos Campeonatos Sul-Americanos das categorias. E, com relação aos Campeonatos Brasileiros da categoria Sub-16 e Sub-18, em função de que os participantes são atletas menores de idade, existe uma preocupação no fato de que os pais ou responsáveis permitirão ou não a participação dos atletas.