Prefeitura de Bragança Paulista, recebeu essa semana do Instituto Butantan 9.300 testes rápidos. O objetivo é compor a estratégia de resposta à pandemia identificando a extensão da transmissão da doença em determinados populacionais, por meio de resposta imunológica.
Os profissionais da saúde estão recebendo capacitação ministrada pelo Laboratório HILAB, que também é a responsável pela emissão de laudos. A testagem rápida ocorrerá nos grupos assintomáticos, ou seja, quem não apresenta sintomas gripais. A nova testagem deve iniciar nos próximos dias.
Os grupos assintomáticos prioritários para testagem sorológica são os trabalhadores da saúde, prioritariamente do Sistema Único de Saúde, incluindo entidades filantrópicas e Organização de Serviços de Saúde (OSS) que têm contrato com o SUS, trabalhadores de segurança pública e população privada de liberdade, motoristas de transporte público, entregador de compras de aplicativo ou delivery, bem como demais trabalhadores do setor público municipal que ainda não foram testados.
Leitos – Dentro da estratégia de combate a pandemia, a secretaria municipal de Saúde solicitou ao Departamento Regional de Saúde de Campinas a prorrogação da habilitação por mais um mês dos 10 leitos de UTI-Covid do Hospital Novo Bragantino e 10 do Hospital Universitário São Francisco – HUSF. A alegação é que a situação de emergência em saúde pública não foi solucionada, bem como os referidos leitos são utilizados como referência para Bragança Paulista e municípios que compõem a região. A solicitação foi atendida e a publicação do Ministério da Saúde deve sair nos próximos dias.