“Por causa e em nome de Deus é que se tem permitido e justificado tudo, principalmente o mais horrendo e cruel.”
(José Saramago)
Quem decide sobre a vida ?
A minha vida ou quem pensa que determina a vida dos outros ?
Sou católico desde o primeiro momento da geração na barriga de minha mãe.
Sou contra o aborto de fetos gerados por consenso, irresponsabilidade ou pela luxúria. Mas, sou favorável ao aborto para vulneráveis ou não, principalmente quando o feto tem origem no abuso criminoso da inocência e da violência.
Fiquei perplexo com a nota expedida pela CNBB (Confederação dos Bispos do Brasil) condenando o aborto praticado legalmente naquela menina de 10 anos cujo fato teve repercussão mundial. (Leia editorial).
Não vivemos mais na Idade Média quando a Igreja controlava a vida de todos e em nome de Deus, como diz José Saramago, permitia e justificava o mais horrendo e cruel.
A inocente menina de 10 anos, teve uma sobrevida. Mas que vida terá no futuro?
Para o estuprador defendo a mesma pena que se pratica na Arábia Saudita ou aquela aplicada a estupradores no Brasil no século 19, como aconteceu em Sergipe em 1833 e registrado nos arquivos do Instituto Histórico de Alagoas
DOCE ELEIÇÃO
Para alguns servidores públicos a eleição municipal tem um sabor mais doce. Não é novidade que muitos foram afastados para serem pré-candidatos a vereador. O afastamento exigido pela lei eleitoral, é de 90 dias a partir do dia 15 de agosto;
Certamente alguns podem até ter alguma pequena chance de se eleger, porém a maioria não tem por uma série de razões. Uma delas é falta de dinheiro para a campanha, outra é não ter potencial ou até mesmo vocação para a política.
Em Bragança, a prefeitura afastou 60 servidores e a câmara apenas um, para poderem ser pré-candidatos.
Esses ficarão três meses sem trabalhar mas continuarão recebendo seus salários. Existe coisa mais doce em tempos de pandemia?
DEMISSIONÁRIO
O secretário municipal do Meio Ambiente, Alexsandro de Souza Moraes teria pedido demissão do cargo. Deve ter sucumbido por razões de gestão da Pasta que não é nada fácil. Apesar de tecnicamente competente e dedicado as causas ambientais, gerenciar uma secretaria tão complexa e legalista é muito complicado, porque, geralmente todas as questões que envolvem a Pasta têm componentes políticos que fogem a sua alçada, mas não de sua responsabilidade.
ELEIÇÃO
Candidaturas a prefeito ainda é uma incógnita. Falatórios indicam vários nomes. Hoje, dia 22, a única certeza ainda é a candidatura à reeleição de Jesus e Amauri. O PTB dominado hoje pelo ex-prefeito José de Lima, fala em apoiar Jango, caso tenha se livrado dos processos judiciais que o impediam.
O nome do vereador Basílio Zechini também povoa o rol dos comentários, porém ele está mais ligado ao prefeito de Atibaia, que parece ter pretensões para 2022. Investir no Basílio em Bragança poderá ser um laboratório para que o vereador seja um cabo eleitoral do atibaiense na eleição para a Assembleia.
João Carlos Carvalho também se diz pré-candidato. Seu histórico registra a eleição de 2012 pelo PSDB, quando na última hora, percebeu que não tinha chances, afrouxou a campanha e a maioria de seus seguidores apoiou o PT. Gustavo Sartori abandonou a cidade. De posse da rádio comunitária da zona norte, mantém um programa semanal. Depois das eleições que disputou e perdeu, peregrinou pelas prefeituras de Jundiaí, Campinas, Guarulhos, Assembleia e assessoria do ex-governador Márcio França, pré-candidato à prefeitura de São Paulo. Praticamente não semeou política em Bragança nos últimos quatro anos. Não creio que ficará fora do processo. Pode até ser que saia candidato a vereador.
Poderá ainda surgir outros nomes menos conhecido na política, normalmente de partidos radicais sempre presentes nas eleições.
Essa é minha opinião, ressalvando que tudo isso pode mudar até o dia 16 de setembro, último dia para que os partidos indiquem e aprovem candidatos nas respectivas convenções.
PROPAGANDA ANTECIPADA
As mudanças havidas na lei eleitoral proíbe também a propaganda antecipada pelas redes sociais. Apesar de ser gratuita, principalmente pelo whatsapp, pode se tornar uma armadilha para os mais espertinhos. Tem pré-candidato pedindo voto de forma velada em grupos da rede social. A propaganda eleitoral só será permitida depois do dia 26 de setembro.
REFLEXÃO: SALMOS 91: 1 -16
1-Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará.
2-Direi do Senhor: Ele é o meu Deus, o meu refúgio, a minha fortaleza, e nele confiarei.
3-Porque ele te livrará do laço do passarinheiro, e da peste perniciosa.
4-Ele te cobrirá com as suas penas, e debaixo das suas asas te confiarás; a sua verdade será o teu escudo e broquel.
5-Não terás medo do terror de noite nem da seta que voa de dia,.
6-Nem da peste que anda na escuridão, nem da mortandade que assola ao meio-dia.
7-Mil cairão ao teu lado, e dez mil à tua direita, mas não chegará a ti.
8-Somente com os teus olhos contemplarás, e verás a recompensa dos ímpios.
9–Porque tu, ó Senhor, és o meu refúgio. No Altíssimo fizeste a tua habitação.
10–Nenhum mal te sucederá, nem praga alguma chegará à tua tenda.
11-Porque aos seus anjos dará ordem a teu respeito, para te guardarem em todos os teus caminhos.
12-Eles te sustentarão nas suas mãos, para que não tropeces com o teu pé em pedra.
13-Pisarás o leão e a cobra; calcarás aos pés o filho do leão e a serpente.
14-Porquanto tão encarecidamente me amou, também eu o livrarei; pô-lo-ei em retiro alto, porque conheceu o meu nome.
15-Ele me invocará, e eu lhe responderei; estarei com ele na angústia; dela o retirarei, e o glorificarei.
16-Fartá-lo-ei com longura de dias, e lhe mostrarei a minha salvação lhe mostrarei a minha salvação.