A Comissão de Finanças, Orçamento, Obras, Serviços Públicos e Desenvolvimento Urbano recebeu, na última sessão, ocorrida na quarta-feira, 12, o secretário municipal da Juventude, Esportes e Lazer, Carlos Alberto de Souza (Carlinhos), para apresentar as últimas ações realizadas pela pasta no município. As recentes obras entregues pela Administração na área esportiva foram o destaque na fala do secretário.
A presidente da Comissão, Fabiana Alessandri, iniciou os questionamentos mencionando as reformas e revitalizações. “Tivemos a recuperação de equipamentos muito importantes para os esportistas, como o Estádio Municipal Cícero de Souza Marques, com a cobertura da arquibancada, instalação de lâmpadas de led, também a revitalização do Lourenção [Ginásio de Esportes Dr. Lourenço Quilici], coisas que a Câmara sempre cobrava. Hoje temos a inauguração da implantação de acessibilidade e reforma da piscina municipal Maria Astrid Dubard. Enfim, são tantas coisas acontecendo. O que mais poderia nos apresentar? ”, disse.
Carlinhos explicou que estas obras foram necessárias e muito importantes para os atletas. “O Lourenção foi construído em 1974, um ginásio no centro da cidade, palco de grandes embates, carecia de um carinho especial. O complexo foi revitalizado, as quadras externas, temos agora iluminação de led, pista de atletismo, arquibancada, centro de treinamento de tênis de mesa e artes marciais. A piscina está em licitação, esperando a ordem de serviço. ”, disse. A piscina Maria Astrid Dubard também foi reinaugurada com toda revitalização de acessibilidade.
Questionado sobre as obras na piscina do complexo do Lourenção. Carlos disse que, devido a pandemia houve uma queda no Orçamento, o que ocorreu em todos os municípios. Agora a Prefeitura está aguardando o momento correto para poder executar o serviço, e segundo ele, deve ser iniciada em breve.
Carlinhos também explicou que a reforma do Francisco Virgili, na Santa Libânia, está temporariamente paralisada para ajustes na planilha, mas logo devem ser retomadas.
Zona Norte – O secretário também falou sobre as obras que serão realizadas no Ginásio Rubens Batazza, no bairro Cidade Planejada II. “Hoje aquele é o único ginásio com dimensões oficiais para futsal e handebol. Teremos vestiário novo, as questões de acessibilidade implantadas. Já temos o dinheiro em conta, no fim do mês a secretaria de Obras entra o projeto para avaliarmos e, se aprovado, já segue com a licitação”, disse.
Mario B. Silva, atuante na região, comentou a importância desta obra e fez algumas sugestões, como aproveitar terreno existe no local para estacionamento, e construção de calçada. Carlinhos reiterou que as questões serão consideradas, mas ficou de certificar se já não estavam no projeto que será executado.
Liga Bragantina de Futebol – O vereador Sidiney Guedes quis saber sobre as atividades no período de pandemia e também a relação da secretaria com a Liga Bragantina de Futebol. Carlinhos explicou que, em relação à Liga, a Prefeitura realiza as parcerias dentro do que a lei permite. “A Liga é uma grande parceira, por dois anos recuperamos campeonatos com menores, e sabemos das dificuldades que está passando. Dentro das nossas possibilidades da legalidade trabalhamos juntos. A Liga é uma entidade a parte”, explicou.
Em relação às atividades durante a pandemia, o secretário destacou as ações virtuais. “Logo que teve início a pandemia elaboramos entrevistas com participação e esportistas locais de várias modalidades. Tivemos várias lives, matérias em nossa página nas redes sociais. Nossos orientadores físicos participaram desses momentos, explicando as modalidades. Tivemos também aulas de ginástica, uma gama grande de matérias sobre o esporte. A secretaria não parou, sempre se mobilizou. Além disso, seguimos com as revitalizações dos equipamentos e o atendimento aos esportistas”, comentou o secretário.
Academias hibridas – A implantação de brinquedos e academias híbridos, para atender também o público com deficiência foi outro assunto debatido. O secretário disse que a prefeitura segue se empenhando para que isso ocorra, e que esteve com a vereadora Fabiana Alessandri em Campinas conhecendo a iniciativa. E sobre a quadra do bairro Bom Retiro ele explicou, disse que está em análise, pois ainda há questões de acessibilidade que provavelmente serão incluídas no projeto.
Carlinhos encerrou sua participação agradecendo a parceria com a Câmara. “A Câmara é uma grande parceira da secretaria de Esportes e com isso vamos colhendo bons frutos”, disse.
Matérias – Na mesma sessão foram debatidos o projeto de lei 29/2020, que obriga as empresas prestadoras de serviços de entrega de alimentos (delivery) online a exigir o cadastramento de estabelecimentos devidamente credenciados. As moções que requerem ao Chefe do Poder Executivo, a substituição dos brinquedos quebrados e a revitalização do Miniciles localizado no final da Rua José Vicchiatti, no Jardim do Cedro[, e estudos visando à construção de uma praça e posterior instalação de Academia ao Ar Livre, na área localizada na altura do n° 2680 da Rua Alziro de Oliveira, no Jardim Morumbi.
A comissão é composta pelos vereadores Fabiana Alessandri (presidente), Sidiney Guedes (vice), Mario B. Silva, Natanael Ananias e Rita Leme, e volta a se reunir amanhã às 9h.