A unidade de Bragança do Poupatempo retomará o atendimento presencial somente a partir de 10 de semtebro, embora a partir da próxima quarta-feira, dia 19 de agosto, algumas cidades já iniciem o atendomento. O retorno ocorrerá de forma gradual e apenas os serviços de primeira emissão de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e de RG estarão disponíveis.
A escolha desses serviços se deve ao fato de dependerem da coleta de biometria, o que só pode ser feito presencialmente. Porém, a pessoa interessada terá que fazer agendamento prévio, através do site do Poupatempo ou pelo aplicativo no celular. Apenas quem estiver com hora marcada terá acesso ao prédio. Os agendamentos serão liberados a partir de terça-feira, 18 de agosto.
O Poupatempo está fechado ao público desde o final de março, como medida de prevenção na pandemia de coronavírus. A reabertura a partir da semana que vem será com apenas 30% da capacidade.
O horário de funcionamento, a princípio, deve ser o mesmo de antes, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados das 8h às 13h. Nas semanas seguintes, mais serviços serão retomados presencialmente, com previsão de que todos estejam funcionando até o final de outubro, dependendo das condições de saúde. Os serviços também continuarão sendo oferecidos em formato virtual, no www.poupatempo.sp.gov.br, ou por aplicativo.
Datas para reabertura
19 de agosto: Sé, Itaquera, São Bernardo do Campo , Mauá, Mogi das Cruzes, Santos, Guarujá e Bauru
26 de agosto: Lapa, Santo Amaro, Cidade Ademar, Guarulhos, Suzano, Caraguatatuba, Campinas Shopping, Sorocaba, Araraquara, São Carlos, São Vicente e Praia Grande.
2 de setembro: Santo André, Osasco, Taboão da Serra, Diadema, Carapicuíba, São José do Rio Preto, Catanduva, Fernandópolis, Barretos, Caieiras, Cotia, Indaiatuba.
10 de setembro: Itaquaquecetuba, Piracicaba, Franca, Americana, Rio Claro, Marília, Presidente Prudente, Bragança Paulista, Mogi Guaçu, São João da Boa Vista, Araras, Sertãozinho.
16 de setembro: Guaratinguetá, Ourinhos, Tatuí, Jahu, Itu, São José dos Campos, Ribeirão Preto, Taubaté, Limeira, Araçatuba e Jundiaí.
23 de setembro: Lençóis Paulista, Jales, Aguaí, Salto, Pindamonhangaba, Votuporanga, Jacareí, Bebedouro, Botucatu e Birigui.
30 de setembro: Penápolis, Andradina, Avaré, Assis, Itapetininga, Itapeva, Registro, Dracena, Tupã e Lins.
14 de outubro: Hortolândia, Santa Barbara D’oeste, São Caetano do Sul, Sumaré, Franco da Rocha.
28 de outubro: Barueri, Itapevi, Atibaia, Valinhos, Embú das Artes, Itatinga, Porto Ferreira e São Sebastião.
Fusão – O Estado divulgou também que o programa Poupatempo vai ser ampliado, de 75 para 340 unidades, pois vai incorporar todos os serviços prestados pelo Detran. Estes serão transformados em postos presenciais do Poupatempo.
O anúncio foi feito pelo vice-governador Rodrigo Garcia (DEM). As novas unidades vão manter todos os serviços prestados pelo departamento de trânsito e incorporar os outros serviços prestados pelo Poupatempo.
No total, serão oferecidos 133 diferentes tipos de serviço. Até 2022, serão disponibilizados 242 serviços digitais nas 340 unidades. A transição para as 252 novas unidades será gradual e concluída também até 2022. Esta reestruturação operacional possibilitará ao Estado alcançar uma economia de cerca de R$ 100 milhões por ano.
FOTO | ARQUIVO GB |