A entrega das obras de restauro e reformas do Museu Municipal Oswaldo Russomano ocorreu na noite de ontem, após quatro meses de trabalho.
A restauração teve início em fevereiro e o prédio, além de ter passado por reforma de sua infraestrutura, também foi modernizado com instalação de mostras interativas e digitais, pensando na acessibilidade das exposições. Houve reparação hidráulica, estrutural e elétrica, pintura, foram feitas recuperação de materiais como parte do processo de restauração dos componentes originais da construção.
A obra custou R$ 895.961,39 que foram pagos pelos recursos do programa FINISA – Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento – Modalidade Apoio Financeiro, com objetivo de resgatar a cultura e fomentar o turismo bragantino. A empresa responsável pela execução dos serviços foi a TD Construções, Redes e Instalações de Gás EIRELI.
História – Inaugurado em 1966, o Museu Municipal “Oswaldo Russomano” foi criado através de Projeto de Lei nº. 200/51, de 15 de setembro de 1951, de autoria do ex-vereador Saturnino Pacitti, que se transformou em lei dois anos depois. O local carrega a história da cidade, trazendo em torno de 3 mil peças sobre a época dos barões do café, dos constitucionalistas e da ocupação indígena, no bairro do Guaripocaba, mobiliário da antiga Câmara Municipal, objetos da antiga estrada de ferro. Além dos citados, há muitos outros artefatos históricos e culturais no museu, fazendo com que os visitantes relembrem momentos importantes da história mundial como a 2ª Guerra, a escravidão, o período imperial e a Revolução Constitucionalista de 32.
Foto:SECOM