Bragança Paulista enfrentou dois episódios consecutivos de chuvas intensas entre os dias 7 e 10 de fevereiro, totalizando 195,4 milímetros de precipitação em três dias. A Defesa Civil atendeu diversas ocorrências relacionadas a quedas de árvores, escorregamentos de taludes, alagamentos e danos estruturais. Não houve registro de vítimas, mas o número de atendimentos foi considerado elevado.
No período compreendido entre 7h de sábado (7) e 7h de domingo (8), o município registrou 83,8 mm de chuva, volume classificado como de forte a muito forte intensidade. A velocidade máxima dos ventos foi de 31,32 km/h. Entre os bairros atingidos, o maior índice pluviométrico foi registrado no Jardim São José.
Durante esse período, bairros das zonas Sul, Leste e Norte registraram ocorrências como queda de árvores, escorregamento de taludes, acúmulo de água em vias públicas, invasão de águas pluviais em imóveis e queda de poste.
As quedas de árvores foram registradas na Rua Teixeira, proximidades do nº 817, na Região Oeste, e na Rodovia Benevenuto Moretto, altura do km 7, na Zona Rural.
Os escorregamentos de talude ocorreram na Avenida Atílio Menin, próximo à fábrica de batata, na Região Norte, e na Avenida Nelson Muner, ao lado do Aeroclube, na Região Leste.
Também houve acúmulo de água em via pública na Rua Malva, Travessa Taboão x Rua Tupi, Rua Gerônimo Martins Carreteiro e Rua 19 de Abril, além do cruzamento da Avenida Eusébio Savaio com a Avenida Imigrantes, na Região Norte. Foi registrada ainda queda de poste na Rua Cinco x Rodovia Benevenuto Moretto, no Green Park. As invasões de águas pluviais em imóveis ocorreram na Estrada Municipal Maria Aparecida Pereira e na Rua Dell’Ort, no Bom Retiro, além da Vila Malva, na Região Sul, onde a água atingiu o quintal de um imóvel.
Novo volume elevado
No início da semana, a chuva continuou intensa e, entre segunda-feira (9) e terça-feira (10), o município registrou mais 111 mm de precipitação em 24 horas. No mesmo período, a velocidade máxima dos ventos foi de 15,84 km/h, sendo o maior índice pluviométrico verificado no bairro Jardim do Cedro.
As quedas de árvores, associadas a deslizamentos de barranco, foram registradas na Avenida Salvador Markowicz, nas proximidades do Condomínio Santa Helena III, e na Avenida dos Imigrantes, próximo ao Fórum, onde uma árvore caiu sobre a via pública e atingiu um veículo. A Avenida Salvador Markowicz permaneceu parcialmente interditada devido ao contato da árvore com a fiação elétrica, aguardando atendimento da concessionária Energisa. Já na Avenida dos Imigrantes houve apoio da Mobilidade Urbana para organização do tráfego.
Os deslizamentos de barranco e escorregamentos de terra foram registrados na Avenida Nossa Senhora da Penha; na Avenida Alziro de Oliveira, incluindo o trecho próximo à fábrica de batata e o nº 612; na Rua Dr. José Hermenegildo Pereira Guimarães, nº 164 – Vila Gato, onde houve queda de parede no interior do imóvel; além das vias Crispim Marques, Curitibanos e Avenida Atílio Menin. s alagamentos e acúmulos de água em vias públicas ocorreram na Avenida 19 de Abril; na Avenida Euzébio Savaio (cruzamento com a Avenida Imigrantes); na Rua Jerônimo Martins Carreteiro; na Rua Antônio da Cruz; e na Rua Francisco Luizinho Picarelli. Também houve registro de refluxo de águas pelos ralos e tubulações na Avenida 19 de Abril, oriundas do ribeirão adjacente. Ainda foi registrada queda de muro na Rua São Paulo, nº 166.
As invasões de águas pluviais em imóveis também foram constatadas na Rua Malva, onde a água atingiu o quintal, na Rua Dr. Rubens Borba de Moraes, nº 1208 – Residencial Bocaina, e na Rua João Hermenegildo de Oliveira, próximo ao bairro Marina.
Durante o final de semana, o município recebeu dois alertas do CEMADEN para Movimentação de Massa e Risco Hidrológico Moderado, sendo Bragança Paulista um dos municípios mais atingidos pelas chuvas na região.
As equipes da Defesa Civil seguem em monitoramento permanente, realizando vistorias preventivas em áreas de risco e permanecendo em estado de alerta diante da possibilidade de novas instabilidades climáticas.


