“Ninguém é mais odiado do que aquele que fala a verdade.” (Platão)
FRENTE “PARALAMENTAR”
A maioria dos vereadores que compõem a base de apoio do prefeito Edmir Chedid, derrubou a proposta da oposição em criar uma frente parlamentar com objetivo de discutir políticas públicas para a Saúde. A ideia é do vereador Mauro Moreira (PSOL/REDE) e já começou polêmica quando provocou discussão com a vereadora Soninha da Saúde. A conversa chegou num nível que levou a vereadora ser acusada de ferir a ética por se defender e explanar sua opinião sobre a fala do autor sobre sua conduta. Certamente será absolvida pela Comissão de Ética da Câmara.
Esse projeto começou como frente parlamentar e terminou como frente “paralamentar”.
COMO NUVEM
Mas o que irritou mesmo o vereador Mauro Moreira foi a mudança de opinião dos vereadores Jocimar Scotti e Sidney Guedes, que votaram contra, embora tenham sido coautores do projeto. A votação que era para ser 12 a 7 a favor, acabou sendo 10 x 9 contra.
Nesse momento, qualquer político deve se lembrar da famosa frase de Magalhães Pinto: “Política é como nuvem. Você olha e ela está de um jeito. Olha de novo e ela já mudou”. Então…né!!
MUDANÇAS
Fechando o mês de outubro, o prefeito Edmir Chedid promoveu algumas alterações em sua assessoria. Nomeou Cleber Centini como secretário de Cultura e Turismo, que dispensa comentários pela sua competência, experiência e dedicação ao grupo. Ainda no Turismo, nomeou como chefes de divisão, Raul Lencine, que no governo Jango teve uma projeção na área de Cultura, e Noi Camilo, que foi candidato a vereador pelo grupo Chedid em 2024 e exerceu o cargo de Secretário de Cultura e Turismo no governo do PT. Parabéns a todos!
O QUE FALTAVA
Outra nomeação foi a do ex-vereador, ex-presidente da Câmara, ex-secretário do governo Jango, o experiente Arnaldo de Carvalho Pinto, para a Secretaria de Assuntos Parlamentares. Um cargo importante que requer amplo conhecimento político local e regional, habilidade de negociação com forte apelo de argumentação e articulação. São características fundamentais para a função. Arnaldo tem essa capacidade. Era o que faltava na ala de assessoria política do gabinete do prefeito. Parabéns!
DIFICULDADE
Na reunião entre o prefeito Edmir Chedid e o presidente do DER, Sérgio Codelo, em setembro, foi discutido que a regional do DER de Campinas era suspeita de supostamente pedir propina para liberação de empreendimentos. A denúncia surgiu no contexto da reclamação do DER ter dificultado o avanço de empreendimento privado, cancelando autorização de acesso à rodovia Capitão Bardoino pela Vale Empreendimentos, que executa loteamento industrial no km. 98, próximo ao Jardim das Palmeiras.
De acordo com o que a Coluna apurou, o acesso ao loteamento do Joãozinho Vale foi cancelado à época sem aviso prévio, no momento em que as obras já estavam bem avançadas, o que inviabilizaria o empreendimento.
QUEM DIRIA ???
Passados 33 anos, o treinador Vagner Mancini é contratado pela Red Bull para dirigir o Bragantino. Mancini teve passagem por Bragança em 1992, quando o Bragantino estava em plena ascensão. Jogou 25 partidas e marcou dois gols. Quando foi embora, reza a lenda, teria protagonizado maior bafafá com a diretoria do Bragantino, inclusive com o presidente Jesus Chedid e o diretor Marquinho Chedid.
PERGUNTAR NÃO OFENDE
Pergunta para quem conheceu Jesus Chedid e conhece Marquinho Chedid:
Você acha que ambos contratariam Vagner Mancini?
Acho que nem para gandula!
FESTIVAL NORDESTINO
Nos dias 8 e 9 de novembro acontecerá o Festival Nordestino no Posto de Monta. Uma festa de congraçamento e saudação à grande comunidade nordestina que habita Bragança e região. É um evento folclórico e comercial que movimenta a cidade, a economia e as tradições nordestinas. Vamos prestigiar nossos irmão.
COBRANÇA
Vi nas redes sociais meia dúzia de desocupados e desinformados criticando a Prefeitura por ter que cobrar taxas pela concessão do espaço no Posto de Monta para a montagem das barracas e stand do festival nordestino. O espaço público para exploração comercial, mesmo que seja um evento oficial, precisa ser cobrado porque o município tem custo de manutenção, energia etc. Tudo isso é estabelecido em lei que, não cumprido, responsabiliza o prefeito. Por isso existe o preço público para tudo. Só consultar a legislação e a tabela que está a disposição na Prefeitura e na internet.
SEM PGV
Com as sucessivas vitórias na Justiça em favor do decreto que ajustou os valores do IPTU 2025, há rumores que o prefeito não irá enviar uma nova Planta Genérica de Valores (PGV) para a Câmara mirando o IPTU de 2026.
Parece que vai repetir a dose, ou seja, editar novo decreto para o ano que vem.
REFLEXÃO: Salmos: 38:1-22
¹ Ó Senhor, não me repreendas na tua ira, nem me castigues no teu furor.
² Porque as tuas flechas se cravaram em mim, e a tua mão sobre mim desceu.
³ Não há coisa sã na minha carne, por causa da tua cólera; nem há paz em meus ossos, por causa do meu pecado.
⁴ Pois já as minhas iniquidades ultrapassam a minha cabeça; como carga pesada são demais para as minhas forças.
⁵ As minhas chagas cheiram mal e estão corruptas, por causa da minha loucura.
⁶ Estou encurvado, estou muito abatido, ando lamentando todo o dia.
⁷ Porque os meus lombos estão cheios de ardor, e não há coisa sã na minha carne.
⁸ Estou fraco e mui quebrantado; tenho rugido pela inquietação do meu coração.
⁹ Senhor, diante de ti está todo o meu desejo, e o meu gemido não te é oculto.
¹⁰ O meu coração dá voltas, a minha força me falta; quanto à luz dos meus olhos, ela me deixou.
¹¹ Os meus amigos e os meus companheiros estão ao longe da minha chaga; e os meus parentes se põem à distância.
¹² Também os que buscam a minha vida me armam laços e os que procuram o meu mal falam coisas que danificam, e imaginam astúcias todo o dia.
¹³ Mas eu, como surdo, não ouvia, e era como mudo, que não abre a boca.
¹⁴ Assim eu sou como homem que não ouve, e em cuja boca não há reprovação.
¹⁵ Porque em ti, Senhor, espero; tu, Senhor meu Deus, me ouvirás.
¹⁶ Porque dizia eu: Ouve-me, para que não se alegrem de mim. Quando escorrega o meu pé, eles se engrandecem contra mim.
¹⁷ Porque estou prestes a coxear; a minha dor está constantemente perante mim.
¹⁸ Porque eu declararei a minha iniquidade; afligir-me-ei por causa do meu pecado.
¹⁹ Mas os meus inimigos estão vivos e são fortes, e os que sem causa me odeiam se multiplicam.
²⁰ Os que dão mal pelo bem são meus adversários, porquanto eu sigo o que é bom.
²¹ Não me desampares, Senhor, meu Deus, não te alongues de mim.
²² Apressa-te em meu auxílio, Senhor, minha salvação.