O projeto para duplicação de trechos estratégicos da Rodovia Capitão Bardoino até a cidade de Socorro, foi anunciado pelo Governo do Estado em março de 2021, com custo estimado em mais de R$800 milhões, incluindo as desapropriações. Esse valor atualizado deve superar a casa de R$1 bilhão. Porém, passados 4 anos e meio, a obra continua no discurso e no papel. O prefeito de Bragança, Edmir Chedid, lidera prefeitos da região do entorno da rodovia na cobrança ao estado para agilização do processo, conforme depoimentos recentes. Nesta semana o DER, com acompanhamento da prefeitura, executou alterações na rodovia Capitão Bardoino envolvendo a região do Parque dos Estados, ampliando pistas para acesso ao Parque, Planejada II e Fraternidade.
A medida tenta organizar o caótico tráfego no setor, principalmente nos horários de pico. No primeiro dia de funcionamento do sistema (ontem) a GB percebeu que realmente o congestionamento é aliviado, mas pode melhorar mais ainda se o motorista se auto educar e prestar mais atenção na sinalização da rodovia. Por outro lado, o aumento significativo do tráfego de caminhões e carretas pesados é mais um agravante, porque a rodovia além de suportar o pesado trânsito de carretas que abastecem empresas da região, também se transformou em rota de fuga dos pedágios da Fernão Dias e D. Pedro.
NOVO FOCO
Amenizado o trânsito na região do Parque dos Estados, mais à frente surge outro foco de congestionamento e risco para motoristas. Carretas gigantes trafegam constantemente durante o dia todo a serviço da Arcor e da Santher e no entroncamento de acesso as duas empresas no bairro do Curitibanos, não há rotatória e nem outro recurso de acesso a não ser atravessar aleatoriamente a pista. A situação se agrava com a movimentação, pelo menos em três horários de picos, de centenas de veículos dos frequentadores da escola Viverde, localizada no mesmo local e dos usuários da estrada Fúlvio Pagani (acesso a Arcor).
As medidas agora tomadas no Parque dos Estados funcionarão paliativamente por tempo limitado. O problema pode ter sido apenas empurrado para um quilômetro à frente.
Enquanto o projeto de duplicação da rodovia não sai do papel, o governo Tarcísio de Freitas vai tapando o sol com a peneira.
