UM OLHO NO MAR , OUTRO NO PADRE
Não me surpreendeu a foto publicada nas redes sociais do Secretário Estadual de Governo e de Relações Institucionais, Gilberto Kassab, e o candidato derrotado em 2024 a prefeito, José de Lima, no Congresso Estadual de Municípios, ocorrido semana passada na capital.
O encontro de José de Lima e o secretário Gilberto Kassab, que tem grande influência no governo do Estado, sempre é preocupante. São dois líderes, cada um no seu quadrado, mas são. Pertencem ao mesmo partido, o PSD, e obviamente o assunto tratado entre os dois certamente não é sobre ração animal, setor que José de Lima é grande produtor.
Política sempre será o prato principal, se não o único. Coincidentemente, ou não, na mesma semana, o prefeito Edmir Chedid teve uma conversa dura com a Secretaria Executiva da Secretaria da Saúde, Priscila Perdicaris, que alegou desconhecer o andamento das providências que o governador estaria tomando para efetivar o Hospital Regional em Bragança. No mínimo estranho a posição da secretaria, que acabou provocando intervenção do governador na conversa para confirmar o cumprimento da promessa feita ao prefeito e à região.
Nos bastidores da política do estado, sabe-se que Kassab e Edmir Chedid foram deputados juntos em 1994 e naquela época havia rumores que ambos não se bicavam. Naquele mandato, Kassab deixou a Assembleia para ser Secretário de Planejamento do prefeito de São Paulo, Celso Pitta. Obviamente o tempo passou e essa rusga, se é que realmente existiu, pode ter passado também.
Mas em se tratando de política local, a conversa muda e devemos considerar que Kassab apoiou ardorosamente José de Lima na eleição passada na disputa com Edmir Chedid. E Lima tem em seu currículo político o crédito de ter amplificado a presença da USF e participado da implantação do HUSF em Bragança. No programa de governo de Edmir consta a continuidade da luta para conquistar o Hospital Regional pleiteado por ele há mais de 30 anos. O governador Tarcísio de Freitas, em vários pronunciamentos, reiterou a promessa de atender o prefeito e estaria tomando providências para viabilizar sua implantação.
Porém, devemos considerar também que o Hospital Regional em Bragança pode representar uma ameaça aos concorrentes, principalmente depois que surgiram rumores que a Santa Casa poderia se interessar pela sua gestão.
Além do mais, seria uma conquista política gigantesca do prefeito Edmir Chedid que qualquer adversário político, utilizando a mão do gato, como sempre, faria de tudo para não ser concretizada.
Então, o prefeito precisa ficar com um olho no mar e outro no padre.
MEIO AMBIENTE (I)
A considerável quantidade de hidrômetros encontrados em meio a entulhos num terreno localizado entre os bairros Julieta Cristina e Planejada 1, demonstra que o meio ambiente não faz parte das preocupações de muita gente. Obviamente esses aparelhos, que em tese pertencem à Sabesp, foram substituídos e deveriam ser descartados corretamente ou coletados pela empresa parceira da concessionária de água e esgoto.
Para quem não sabe, cada hidrômetro carrega metais valiosos no mercado como o cobre, por exemplo. Então, esses encontrados no terreno pela reportagem da GB, estavam desmontados, o que nos leva a crer que o metal precioso foi retirado.
Questiona-se: quem teria descartado esses hidrômetros, se em tese pertencem a Sabesp?
MEIO AMBIENTE (II)
Novo vazamento na rede coletora de esgoto do rio Lavapés agravou a situação do curso d’água. Há pouco tempo a Sabesp foi multada em milhões pelo vazamento no mesmo local. Agora o fato se repete e, obviamente, vai ser multada de novo. De multa em multa o passivo da Sabesp para com o município vai se acumulando e já se aproxima da centena de milhão.
MUITA FALTA
Chamou atenção a revelação pelo prefeito sobre o número de faltas ao trabalho dos funcionários da Educação no ano passado. Foram 27 mil faltas; 2.250 por mês. Voltarei ao assunto.
O QUE FAZ O VEREADOR
Em tese a função do vereador é fiscalizar o Executivo e legislar. No entanto, a maioria treina em ser tribuno. Muito discurso, zombaria, piadas, denúncias vazias, bate-boca desnecessário e assistencialismo. Os vereadores da situação ficam mais confortáveis e evitam tantos discursos inócuos, mas alguns também não fogem da demagogia tradicional em qualquer legislativo. Com o advento das redes sociais, as postagens revelam o caráter de cada um, o grau de conhecimento ou de ignorância, o tamanho do poço das vaidades de cada um e o principal, se esquecem que, além de fiscalizar e legislar, o vereador não pode mais nada. Quem promete, mente. Quem pode e executa é o Poder Executivo. Tem vereadores da Câmara de Bragança que precisam ser estudados pela NASA.
REFLEXÃO: SALMOS 75:1-10 ¹ A ti, ó Deus, glorificamos, a ti damos louvor, pois o teu nome está perto, as tuas maravilhas o declaram. ² Quando eu ocupar o lugar determinado, julgarei retamente. ³ A terra e todos os seus moradores estão dissolvidos, mas eu fortaleci as suas colunas. (Selá.) ⁴ Disse eu aos loucos: Não enlouqueçais, e aos ímpios: Não levanteis a fronte; ⁵ Não levanteis a vossa fronte altiva, nem faleis com cerviz dura. ⁶ Porque nem do oriente, nem do ocidente, nem do deserto vem a exaltação. ⁷ Mas Deus é o Juiz: a um abate, e a outro exalta. ⁸ Porque na mão do Senhor há um cálice cujo vinho é tinto; está cheio de mistura; e dá a beber dele; mas as escórias dele todos os ímpios da terra as sorverão e beberão. ⁹ E eu o declararei para sempre; cantarei louvores ao Deus de Jacó. ¹⁰ E quebrarei todas as forças dos ímpios, mas as forças dos justos serão exaltadas.
