A Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) e a Agência de Águas
do Estado de São Paulo (SP Águas) emitiram comunicado no início da semana informando que o Sistema Cantareira que tem como um dos reservatórios a Represa do Jaguari, e é principal manancial de abastecimento da Região Metropolitana de São Paulo, passou a operar na Faixa 3 – Alerta a partir de 1º de setembro, o que não ocorria desde dezembro de 2022.
Segundo as agências, a medida é resultado da redução do nível dos reservatórios do Sistema Cantareira, que atingiu volumes inferiores a 40% ainda em agosto, associada às chuvas abaixo da média nos últimos meses. Neste momento, o Sistema registra 34,2% de seu volume útil.
Essa é mais uma medida de proteção para tentar evitar uma crise hídrica, como ocorreu em 2014.
No final e agosto A ARSESP e a SP Aguas, determinaram a diminuição da pressão de água para os moradores da Região Metropolitana de São Paulo, que tem 39 municípios, incluindo a capital, e abriga cerca de 20,7 milhões de habitantes.
A redução, segundo informado, é garantir uma economia de 4m³ por segundo, até que sejam recuperados os níveis dos reservatórios.
Em um período de oito horas durante a madrugada, das 21h às 5h a pressão da água está reduzida.
Com a longa estiagem, prevista para até o início de novembro, segundo os institutos de meteorologia, o nível de armazenamento de água nas represas que integram o Sistema Cantareira continua a cair. A estimativa é que em breve o volume útil deverá cair a 30%.
A pluviometria em agosto fechou com apenas 0,5 milímetro, para uma média histórica de 34,2 milímetros.
Bragança Paulista e Região – A reportagem da GB entrou em contato com a Sabesp e a ARSESP que declaram que não não há determinação de redução de pressão ou de outra medida de contingência para Bragança Paulista e região.
Segundo a ARSESP “a medida adotada na Região Metropolitana de São Paulo é de caráter preventivo, decorrente de condições específicas daquele sistema.” A Agência disse ainda que segue acompanhando de forma contínua a situação hídrica em todo o Estado e, caso haja necessidade de adoção de medidas adicionais em outras localidades, a população será comunicada previamente.
A Sabesp informou que também monitora a situação dos mananciais e que o abastecimento em Bragança Paulista segue normal. “A Companhia monitora continuamente os mananciais e pode adotar medidas operacionais em caso de qualquer necessidade.”
A Companhia recomenda o uso consciente da água em qualquer época do ano, especialmente neste período de poucas chuvas. Entre os hábitos simples que ajudam a economizar água no dia a dia estão: manter a torneira fechada ao escovar os dentes ou ensaboar a louça, reduzir o tempo de banho e aproveitar a água da máquina de lavar para limpar pisos e calçadas.
Muita seca e pouca chuva no Estado – Em setembro o Brasil enfrenta aumento de calor e chuvas esporádicas, com temperaturas elevadas e baixa umidade. O mês deverá ser marcado por episódios de calor intenso, com registros acima de 40°C e umidade abaixo de 20%.
O oceano Pacífico equatorial está em fase de resfriamento, o que aumenta a probabilidade de um novo evento La Niña em 2025. Esse fenômeno pode influenciar o clima, especialmente a formação de corredores de umidade, que devem se intensificar até o final do mês, trazendo chuvas para as regiões Centro-Oeste e Sudeste.
Na Região Sudeste, onde se localiza os Estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo, a primeira quinzena será caracterizada por calor e seca, com risco de ondas de calor forte, mas volume de chuvas abaixo da média no oeste paulista, mas aumento gradual das pancadas esperada na última semana do mês.
Previsão – Para este final de semana em Bragança não estão previstas chuvas, e o sábado será de sol com muitas nuvens, períodos de nublado à tarde e céu com nuvens à noite. Mínima de 15° e máxima de 24°C, e umidade relativa do ar em 56%.
O domingo será de sol entre nuvens, e noite de céu encoberto. Os termômetros vão marcar entre a mínima de 15°C e a máxima de 25°C, umidade do ar partindo de 56%, podendo chegar a 91%.
A segunda-feira (8) abrirá a semana também sem chuva, muitas nuvens durante todo o dia, com aberturas de sol. Mínima de 15°C e máxima de 30°C. A umidade relativa do ar cai a 34%.
