Em seu pronunciamento no início da noite desta terça-feira, 19, o prefeito Jesus Chedid declarou sua preocupação com a economia da cidade e também com a saúde da população bragantina. Lamentou a morte das 10 pessoas, vítimas do covid-19 em Bragança, mas enfatizou o fato de há 27 dias não ocorrer mais nenhuma morte no município. Após estudo do comitê municipal de enfrentamento de crise, criou uma Plano de Retomada para a paulatina do comércio bragantino em sistema de rodizio.
Sobre o megaferiado proposto pelo governo do estado e pelo prefeito da capital paulista, o prefeito se mostrou preocupado e diz que a administração municipal providenciou barreiras sanitárias no município. Desde hoje a partir das 19h até domingo, 24, a cidade está com barreiras no variante do Taboão, na Estrada Padre Aldo Bolini e na Av. Alberto Diniz.
O Plano de Retomada está marcado para o dia 1 de junho e seguirá todas as recomendações de sanitárias. Baseadas nos números que a doença apresenta na cidade, que tem uma letalidade abaixo da média nacional, a secretária de saúde Marina de Oliveira juntamente com o secretário de Assuntos Jurídicos Thiago José Lopes, explicaram que há leitos para atender a população, que hoje é baixo o números de ocupação de leitos de enfermaria, e que no Hospital de Campanha está vazio. A testagem feita agora mais de 3 mil pessoas, 1,5% testaram positivas para a covid-19. Marina enfatizou que apesar da flexibilização do comércio as medidas protetivas continuam, como uso obrigatório de máscara, manutenção do distanciamento social, manutenção dos idosos e doentes crônicos em casa, atendimento individual, etc.
A prefeitura não decretou nenhum feriado até hoje, e a abertura prevista para dia 1 de junho, foi pensado e segue todos os protocolos necessário e o decreto do governo. Abrirá primeiro o comércio de baixa densidade, que foi determinado como zona verde, poderá abrir das 9h às 17h, e o comercio de alta densidade, chamado de zona vermelha onde fica o centro comercial, será feita em forma de rodizio nos dias de semana para que todas as atividades possam abrir, as especificações serão divulgadas no decreto que será publicado no diário oficial amanhã, restaurantes e bancos estão isentos do rodízio. Academias também poderão retomar as atividades no dia 1 de junho seguindo os protocolos, com horários pré-agendados, limitações de clientes etc., academias de lutas marcial que há contato entre pessoas ainda não poderão abrir. Shopping, igrejas e templos também poderão abrir observando a lotação máxima, e seguindo todas as medidas. Os clubes também poderão voltar também mediante as restrições que serão impostas entre elas a medição de temperaturas de associados com a obrigatoriedade de agentes sanitários. Mais especificações serão divulgadas amanhã no nosso site e redes sociais.