Em 2020, as oportunidades para descansar ou viajar serão maiores do que as de 2019. É que o novo ano trará, na “mala”. Se são 10 na maioria das cidades, em Bragança os feriadões serão doze, sete deles em segundas ou sextas-feiras e cinco são emendáveis por caírem em terças ou quintas. A quantidade é maior do que a registrada neste ano, em que sete feriados possibilitaram essa ponte.
O número considerável de feriadões divide a população. Alguns agradecem pela oportunidade de descansar, mas outros enxergam prejuízos na economia, especialmente comerciantes e industriais.
A análise considera 13 feriados nacionais, o Carnaval, que é ponto facultativo que gera uma emendada abrangendo a segunda-feira; além da Revolução Constitucionalista, que é feriado estadual. Se computados os feriados exclusivamente municipais são o dia da padroeira, 8 de dezembro, uma terça-feira, e 15 de dezembro, também terça-feira, aniversário da cidade.
O dia do professor, 15 de outubro, e o dia do funcionário público, 28 de outubro, são considerados pontos facultativos. O feriado da Consciência Negra depende de cada município e de legislação específica.