Suspeito de integrar a facção criminosa Primeiro Comando da Capital –PCC e liderar Tribunais do crime na região, “Da Leste” estava sendo investigado pela DIG, DISE e Polícia Civil de Socorro por homicídio e tráfico de drogas.
Mega operação deflagrada pelas Forças de Segurança da Região Bragantina culminou com a prisão de Edemir P. C., de 29 anos, vulgo “Da Leste”, apreendeu 4,100 kg de drogas e esclareceu o homicídio de Ana Alice de Moraes, ocorrido na cidade de Socorro, no último domingo (4). A prisão do marginal foi feita na noite de sexta-feira (9), pela equipe de Força Tática do 34º Batalhão de Polícia Militar do Interior – 34º BPMI, na Avenida Dom Bosco, no Jardim Iguatemi, após alerta emitido por investigadores da Delegacia de Investigações Gerais – DIG, apontar que a camionete EcoSport, vermelha, suspeita de ser veículo duble com placas AXE4E95, que era usada por ele entrar na cidade. No carro, a equipe encontrou grande quantidade de drogas e levou o criminoso ao Plantão Central, onde ele confessou o assassinato de Ana Alice e levou os policiais até a cidade de Socorro, apontando onde a enterrou.
A reportagem da GB apurou que “Da Leste” é investigado pela Polícia Civil há um bom tempo, tanto que ele figura como alvo em investigações das Delegacias especializadas de Investigações Gerais – DIG e Investigações Sobre Entorpecentes e da Delegacia de Socorro. Os trabalhos investigativos foram intensificados após o registro do desaparecimento de Ana Alice, no domingo (4). Segundo informado pela delegada Dra. Leise Silva Neves, a mãe de Ana Alice comunicou seu desaparecimento na quinta-feira (8) e informou que ela saiu de casa no domingo e não foi mais vista nem por amigos e familiares. Ela disse ainda que recebeu diversas mensagens dizendo que sua filha havia sido assassinada por traficantes da cidade. A jovem teria sido vítima do Tribunal do Crime, sob comando de líderes do Primeiro Comando da Capital – PCC, dentre eles “Da Leste”, o responsável por distribuição de drogas e pelo Tribunal do crime da região. Imediatamente as equipes da Polícia Civil de Socorro, iniciaram as investigações identificando que no dia de seu desaparecimento Ana Alice teria sido vista com três homens e levada para a emboscada armada pelos marginais, pois, supostamente, ela devia dinheiro a um traficante da cidade. Rapidamente a equipe chefiada pela delegada identificou diversos suspeitos e prendeu, na sexta-feira, cinco pessoas temporariamente pelo envolvimento no crime. No mesmo dia, a equipe cumpriu mandado na casa de “Da Leste”, encontrou grande quantidade de drogas e vestígios de sangue em um quarto.
Simultaneamente, equipes da DIG e DISE, que já investigavam “Da Leste” por tráfico de drogas e por suspeita de participação no tribunal do crime e auxiliavam a delegacia de Socorro na investigação do desaparecimento, identificaram que ele estaria usando o EcoSport e que na noite de sexta-feira, o veículo adentrou a cidade, sendo a informação compartilhada com nas demais equipes policiais que estavam de serviço na naquela noite.
Prontamente ao receber a informação, Pelotão Alfa da Equipe de Força Tática, iniciou diligência e avistou o veículo na Rodovia Capitão Bardoíno, trafegando no contra fluxo.Os policiais deram a volta e conseguindo abordar o veículo na Avenida Dom Bosco. Duas pessoas estavam no veículo, “Da Leste” e sua esposa. Em vistoria no veículo, os policiais encontraram, uma mochila contendo 1kg de pasta base de cocaína, 519 gramas de cocaína, 2,16 kg de maconha e 624 gramas de crack. Diante do encontrado, o criminoso foi levado ao Plantão Central, onde o delegado Dr. Richard Alain Lolli, iniciou os trabalhos e apurou que a delegada de Socorro, Dra. Leise Silva Neves, estava na casa de “Da Leste”, aguardando a perícia, pois ele era o principal suspeito de orquestrar o Tribunal do Crime e de ordenar e executar a morte de Ana Alice. Além disso, o delegado foi informado sobre o alerta emitido pelo delegado DIG/DISE Dr. Henrique de Paula Rodrigues, que estava investigando o criminoso pelo envolvimento no tráfico de drogas e seu envolvimento no Tribunal do Crime da região.
Com essas informações, Dr. Richard trabalhou com astúcia e maestria e em interrogatório conseguiu com que “Da Leste” confessasse a execução de Ana Alice e indicasse onde o corpo estava enterrado. Por volta da 1h, as equipes deixaram o Plantão Policial de Bragança e seguiram para o bairro Jaboticabal em Socorro, onde na presença da delegada Dra. Leise e demais policiais o corpo de Ana Alice foi encontrado e encaminhado ao IML para os exames necessários.
“Da Leste” foi autuado em flagrante por ocultação de cadáver, tráfico de drogas, ele também foi indiciado pela delegacia de Socorro por Homicídio qualificado. O criminoso foi levado para a cadeia de Piracaia.