“Na prática da tolerância, nosso inimigo é nosso melhor professor.” (Dalai Lama)
BASTIDORES
Nunca na história das eleições municipais em Bragança Paulista, pelo menos nos últimos 50 anos, os bastidores foram tão apáticos como estão sendo neste ano. Não há vibração do eleitorado, dos comitês, nem da mídia que costuma incendiar a disputa com informações atualizadas, e muito menos dos candidatos, quando se fala em eleição de prefeito e vereadores. O que se propaga como uma festa da democracia, está parecendo um velório, cujo defunto aguarda alguém lhe avisar que já partiu para outra dimensão.
Talvez a partir de segunda-feira, 5, último dia legal para realização de convenções, quando o União Brasil e mais oito partidos coligados que deixaram para o dia “D’ a indicação dos candidatos a prefeito e vice, farão as suas, o cenário político comece a ficar animado.
Então, a partir de hoje todas as atenções politicas estarão voltadas para o hotel Santo Agostinho que sediará a convenção do União Brasil e coligados.
QUEM SERÃO?
A pergunta de um milhão de dólares é: Quem serão os candidatos a prefeito e vice indicados pelo União Brasil e coligados, liderados pelo grupo Chedid? Nas hostes chedidiana, também há especulação e comenta-se que pode ser alguém da família Chedid (sem citar nomes) ou o próprio prefeito prof. Amauri. O líder do grupo, dep. Edmir Chedid, sempre fala que o candidato natural à reeleição é o prof. Amauri, porém os candidatos serão aqueles que mais pontuarem nas pesquisas. O prefeito Amauri, por sua vez, tem dito a interlocutores que abrirá mão de sua candidatura somente se outro nome for o do deputado Edmir.
O QUE DIZ A OPOSIÇÃO
Ontem ouvi algumas lideranças da oposição que avaliaram a possiblidade de seu adversário direto ser o prefeito o prof. Amauri (UB) ou Marquinho Chedid (MDB).
Consideraram que o deputado Edmir preservaria seu mandato e a sua crescente recuperação, mesmo tendo chance de obter 70 a 80 % dos votos válidos. Essa avaliação da oposição, sobre o alto índice de aceitação do eleitorado caso seja o deputado candidato a prefeito, não deixa a mínima possibilidade para seus candidatos, seja José de Lima ou qualquer outro. Então eles, principalmente o grupo José de Lima, torcem para que o candidato não seja o deputado. Acreditam que o grau de dificuldade da campanha será menor se o candidato for o prof. Amauri, Marquinho Chedid ou qualquer outro.
Os demais nomes lançados pelo União Brasil e expostos nas pesquisas de opinião, acreditam as mesmas fontes, não representam nenhum risco a candidatura de José de Lima, principalmente.
CANDIDATURA SOLO
O ex-prefeito Jango que aderiu ao Podemos teria rompido relações com o médico Dr. Cesar que tinha intenção de ser candidato a prefeito. A contra informação é que o rompimento teria partido do médico porque o Podemos teria hesitado em aceitá-lo como candidato majoritário.
A mesma fonte garantiu que Dr. Cesar deverá ser candidato solo a prefeito pelo AGIR, que se auto denomina como Partido dos Autistas.
QUEM JANGO PREJUDICA?
Se Jango for candidato a prefeito, mesmo que eventualmente sub judice, poderá prejudicar a candidatura de José de Lima, porque a maioria de seus eleitores é anti-Chedid. Por isso, há um movimento que objetiva convencer o líder do Podemos, Daniel José, a convencer Jango desistir da candidatura a prefeito, apoiar José de Lima e sair candidato a vereador. Segunda-feira até a meia noite todos os mistérios da política local serão desvendados.
DE VOLTA À IDADE MÉDIA
Abro parênteses aqui na Coluna para abordar a situação de uma ação persecutória que uma bragantina, mãe de quatro filhos, modelo internacional, escritora e filha de tradicional família de político e médico, vem sofrendo no Chile.
“Em pleno 2024, o Chile até pouco tempo, tido como exemplo de probidade e lisura administrativa, encontra-se em franca decadência. A corrupção do sistema chileno caminha a passos largos.
Prova disso, nos relata que lá vive, é abundância de processos corrompidos em todas as áreas pela ganância de grupos poderosos que em nada respeitam as instituições. Respeitam menos ainda o povo chileno. Um exemplo reflete bem essa decadência: Recentemente, caso de Roberta Mello, escritora, modelo internacionalmente conhecida, filha de renomado cirurgião brasileiro, membro do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, que também, exerceu a vereança em Bragança Paulista; foi pioneiro da medicina no estado de Goiás, Tocantins e prefeito de lá: Estou falando do médico dr. Stanley Rangel dos Santos.
Roberta vive dias infernais no Chile consequência de processo supostamente manipulado por autoridades judiciais sob jugo do poder econômico, exercido por carteis de milionários que dominam o país a qualquer preço.
Assim como o caso de Roberta Mello, outros incontáveis processos são adulterados pela corrupção arraigada no sistema chileno, atualmente submisso aos interesses escusos de grupos de empresários milionários.
Infelizmente a América Latina caminha para um abismo, impulsionado pela corrupção, pela ditadura econômica, pelos extremismos e pela loucura humana. Veja a situação do Chile, da Argentina, da Venezuela da Bolívia e do Brasil que também não fica atrás quando se fala em corrupção e ditadura do judiciário.”
Salmo 40 1:17
1 Esperei com paciência no SENHOR, e ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor.
2 Tirou-me dum lago horrível, dum charco de lodo, pôs os meus pés sobre uma rocha, firmou os meus passos.
3 E pôs um novo cântico na minha boca, um hino ao nosso Deus; muitos o verão, e temerão, e confiarão no Senhor.
4 Bem-aventurado o homem que põe no Senhor a sua confiança, e que não respeita os soberbos nem os que se desviam para a mentira.
5 Muitas são, Senhor meu Deus, as maravilhas que tens operado para conosco, e os teus pensamentos não se podem contar diante de ti; se eu os quisera anunciar, e deles falar, são mais do que se podem contar.
6 Sacrifício e oferta não quiseste; os meus ouvidos abriste; holocausto e expiação pelo pecado não reclamaste.
7 Então disse: Eis aqui venho; no rolo do livro de mim está escrito.
8 Deleito-me em fazer a tua vontade, ó Deus meu; sim, a tua lei está dentro do meu coração.
9 Preguei a justiça na grande congregação; eis que não retive os meus lábios, Senhor, tu o sabes.
10 Não escondi a tua justiça dentro do meu coração; apregoei a tua fidelidade e a tua salvação. Não escondi da grande congregação a tua benignidade e a tua verdade.
11 Não retires de mim, Senhor, as tuas misericórdias; guardem-me continuamente a tua benignidade e a tua verdade.
12 Porque males sem número me têm rodeado; as minhas iniqüidades me prenderam de modo que não posso olhar para cima. São mais numerosas do que os cabelos da minha cabeça; assim desfalece o meu coração.
13 Digna-te, Senhor, livrar-me: Senhor, apressa-te em meu auxílio.
14 Sejam à uma confundidos e envergonhados os que buscam a minha vida para destruí-la; tornem atrás e confundam-se os que me querem mal.
15 Desolados sejam em pago da sua afronta os que me dizem: Ah! Ah!
16 Folguem e alegrem-se em ti os que te buscam; digam constantemente os que amam a tua salvação: Magnificado seja o Senhor.
17 Mas eu sou pobre e necessitado; contudo o Senhor cuida de mim. Tu és o meu auxílio e o meu libertador; não te detenhas, ó meu Deus.