Em apresentação única em Bragança Paulista, no sábado (6), o Teatro Santa Terezinha recebe a peça ‘Gaslight – uma relação tóxica’ – o último trabalho de Jô Soares.
A peça é uma versão de um dos maiores sucessos da Broadway, a partir do texto de 1938 que chegou ao cinema poucos anos depois, em 1944. A peça retrata um casal em crise, onde Jack desconfia que sua esposa Bella, esteja louca. Ela teme a própria saúde mental, pois reconhece que tem agido de forma estranha. Com a ajuda de um inspetor bem humorado, Bella é provocada a desvendar os mistérios de sua loucura.
A peça está com os ingressos à venda, a partir de R$40,00,e pode ser adquirido através do site da bilhete express.
O termo Gaslight, que dá nome à obra, vem da palavra (2022) ‘gaslighting’, ques ignifica uma forma de manipulação psicológica que visa desestabilizar a vítima e negar a realidade. Nesse tipo de abuso, informações são distorcidas, omitidas e inventadas para que a pessoa continue sofrendo o abuso psicológico. A vítima acaba duvidando de si mesma e assume a responsabilidade dos problemas no relacionamento, mesmo quando não é verdade. O termo originou-se do filme “Gas Light” (À Meia Luz), lançado em 1944, no qual um marido manipula o ambiente para fazer sua esposa acreditar que está ficando louca.